Na exposição intitulada Laços, Ítala Cremer mostra uma sequência de fotos de sua infância, produzidas ano a ano, que motivaram o novo projeto da fotógrafa. Com curadoria de Paulo Mattar, a mostra acontecerá no Solar do Jambeiro, no período de 08 de dezembro a 31 de janeiro, de terça a sexta 13h às 18h, sábado e domingo 10h às 18h.
Nelas, um laço, às vezes enorme, sempre enfeita a cabeça da menina. Uma antiga foto de família revisitada confirmou o potencial da ideia: na pose durante a festa de casamento, diversas pessoas com laços.
Estava ali a descoberta de um acessório que insiste em se repetir de formas variadas, fazendo uma ponte entre o passado e o presente e possibilitando diversas abordagens. A postura de um colecionador leva ao registro fotográfico de qualquer laço que surja no caminho, mas também à busca incessante de tudo o que pode se referir ao tema ou à palavra: livros, filmes, poesias, músicas. A apropriação passa a ser uma estratégia fundamental, mas há espaço para instalações, montagem de recortes, e um painel que remete ao artesanal, ao reunir incontáveis laços feitos à mão.
Saindo do concreto – o laço literal – e passando para o campo dos significados, Ítala convidou amigos artistas a participarem do seu projeto, criando laços em materiais e técnicas com que trabalham normalmente. São os laços afetivos, de amizade, marcando presença. A questão do tempo está no centro da obra da artista Ítala Cremer. Seu projeto anterior – Kronus, todo sobre relógios – foi um verdadeiro mergulho no tema, que resultou numa exposição com fotografias, fotomontagens, instalações e objetos.
Informações: Paulo Máttar:
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Serviço: Exposição “Laços” Data: 08 de dezembro a 31 de janeiro Gratuito Terça a sexta, 13h ás 18h, sábado e domingo 10h ás 18h. Solar do Jambeiro Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos 2109-2222 / 2109-2223. |