A moção que foi indicada pela vereadora Verônica Lima e aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, foi entregue aos guardas pela própria vereadora, e pelo secretário municipal de Ordem Publica de Niterói, Marcus Jardim, na sede da Secretaria, na Ponta da Areia.
A prisão ocorreu no último dia 27. Na ocasião, os guardas municipais Almeida, Nascimento, Sandro, MaurÃcio, Azevedo e Sampaio faziam a ronda pela Praça Araribóia, no centro, e foram avisados por populares que o nordestino Cirley Santos, de 33 anos, estava sendo agredido pelos skinheads.
Os guardas interceptaram o carro dos agressores e os levaram para a 77 DP (IcaraÃ) onde foram autuados por formação de quadrilha, lesão corporal , apologia , corrupção de menor e prática de racismo.
A ação dos guardas que conseguiram efetuar a prisão de forma pacÃfica e ordenada, mereceu elogios de muitos moradores da cidade e de autoridades por todo o estado além do caso ter tido grande repercussão tanto na imprensa nacional como internacional.
“O ato dos guardas foi uma atitude que merece a homenagem.Por isso apresentamos a moção .É uma ação que vai marcar a história da cidade e servir de exemplo. “ disse a vereadora Verônica Lima.
Lembrando que a atitude tomada pela Guarda municipal é o espelho de ações esperadas pela Secretaria de Ordem Pública e que deve servir como exemplo, o secretário Marcus Jardim parabenizou os guardas.
“Essa equipe merece parabéns. AliaÃs, nossos guardas municipais estão todos de parabéns com suas atitudes.Queremos uma guarda atuante, de visibilidade e ação.Uma guarda próxima do munÃcipe , cuidando do erário público e que zele e ajude a fazer a prevenção na rua “ explicou Marcus Jardim.
Â
Fotos: Liliandayse Marinho