logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Niterói ganha primeira escola pública bilíngue do país PDF Imprimir E-mail

Unidade estadual localizada em Charitas terá jornada ampliada e ensino da língua francesa integrada ao Ensino Médio
bilingue 

O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, participou nesta quarta-feira (29.1), ao lado do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, da solenidade de inauguração do Ensino Médio Intercultural no Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, no bairro de Charitas, Zona Sul da cidade. A unidade de ensino estadual, que se tornou a primeira escola pública bilíngue do país, vai oferecer o programa Dupla Escola, com jornada ampliada e o ensino da língua francesa integrada ao Ensino Médio.

 

 

Até o fim de 2016, a escola disponibilizará 288 vagas. Os 96 alunos que irão cursar o 1º ano do Ensino Médio este ano passaram por um processo seletivo. A inauguração também contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Denis Pietton; e do cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil. O projeto é uma parceria do governo estadual com a Académie de Créteil e tem o apoio da Embaixada da França no Brasil.

 

Em seu discurso, Axel Grael destacou a escolha de Niterói para sediar a escola bilíngue. “Essa é uma grande oportunidade. A escolha de Niterói, dessa comunidade do Preventório é bastante simbólica porque, há mais de um século, uma família francesa passou uma longa temporada na Casa da Princesa, aqui no mesmo bairro.  O Visconde de Taunay escreveu um livro sobre as belezas desta região, que eu recomendo que seja lido pelos alunos dessa escola porque é um relato muito importante e bonito sobre essa enseada e as encostas. Já tivemos aqui um francês enaltecendo as belezas e a importância deste local, e agora é exatamente aqui está sendo implantada essa experiência de parceria com a França”, afirmou Grael.

 

O prefeito em exercício também lembrou que a delegação de vela da França é uma das que estão vindo a Niterói para se aclimatar para os Jogos Olímpicos de 2016. “Acho que é uma grande oportunidade promovermos a integração desses alunos que vão estar se preparando culturalmente para fazer uma ponte entre Niterói e França. Queria agradecer a escolha de Niterói e desejo que esse projeto tenham pleno êxito”, concluiu.

 

 

Fotos: Péricles Rodrigues

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ