logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
BID libera R$ 65 milhões em recursos para obras na cidade PDF Imprimir E-mail

Prefeito da cidade assina documento autorizando financiamento com a instituição na manhã desta sexta-feira, em Brasília

bid

A Prefeitura de Niterói assinou na manha desta sexta feira (28/2), em Brasília, o documento que garante a liberação de aproximadamente R$ 65 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações de mobilidade urbana e infraestrutura em comunidades afetadas pelas chuvas em 2010, em Niterói.

A assinatura do convênio, que contou com a participação do prefeito e do vice-prefeito da cidade, Axel Grael, e a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera Marquis, foi a última etapa a ser cumprida para a liberação do financiamento previsto desde 2006 na gestão do então prefeito Godofredo Pinto e que havia sido paralisada nos últimos quatro anos.

O prefeito falou sobre a importância dos recursos a serem liberados e qual a destinação que lhes será dada: implantação de projetos de melhoria urbana, como mobilidade e obras de contenção de encostas.

"Vamos investir em obras de melhoria em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010, especialmente em contenção de encostas e melhoria no sistema de tráfego na cidade, com a implantação do Centro Operacional de Trânsito, dez Centros de Controle de Tráfego por área (CTAs), modernização do sistema semafórico, monitoramento de cruzamentos e acessos da cidade por meio de câmeras", disse.

O prefeito estima que, após a conclusão da modernização do sistema de tráfego, o fluxo de trânsito na cidade deve melhorar em 30%.

"O sistema será totalmente informatizado e automático, permitindo alterações imediatas de acordo com a situação do trânsito. Teremos sinais com no-break para evitar panes, também faremos intervenções importantes nas comunidades afetadas pelas chuvas", disse

O chefe do Executivo municipal lembrou que o financiamento junto ao BID havia sido proposto em 2006, ainda na gestão do prefeito Godofredo Pinto, que também participou da assinatura do financiamento no escritório do BID nesta sexta-feira. A proposta, no entanto, acabou não sendo concluída em 2008 e ficou paralisada pelos quatro anos seguintes devido à situação da Prefeitura que estava inscrita no Cadastro Único de Convênios (CAUC).

"Participei de entendimentos com a direção do BID em financiamentos e projetos do Estado. Esse bom diálogo com técnicos e a direção da instituição facilitou o nosso entendimento já à frente da Perfeitura com a sede do banco em Washington", explicou

O prefeito de Niterói ressaltou que a liberação dos recursos internacionais mostra o resgate da credibilidade da nova gestão da Prefeitura.

"Esses recursos, diante da grave crise financeira herdada, serão fundamentais para a execução dos nossos projetos. Conseguir esse financiamento é uma resgate da credibilidade e mostra a responsabildiade fiscal da nova gestão", disse.

Ele também elogiou a atuação do seu vice-prefeito, Axel Grael, coordenador do Escritório Geral de Projetos (EGP) do município.

"É preciso destacar de modo especial a atuação do Axel Grael na coordenação do EGP-Niterói para detalhamento das propostas e aprovação dos projetos", ressaltou.

Axel Grael, por sua vez, lembrou que os próximos passos serão fundamentais para o sucesso da iniciativa.

"Essa assinatura é o reconhecimento de uma equipe unida e que buscou recuperar esse projeto em beneficio da cidade. Agora, o próximo passo é investir de forma adequada e executar todo esse projeto da forma mais eficiente possivel"

O ex-prefeito Godofredo Pinto se disse emocionado ao participar do encontro que garantiu a liberação do financiamento.

"Estou realmente emocionado de ver que uma iniciativa que infelizmente fora abandonada acaba de ser resgatada pelo prefeito, que vem atuando de forma dinâmica à frente de nossa cidade", afirmou
 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ