04/09/2014 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde desta quinta-feira (4.9) as obras de reforma e ampliação do módulo do Médico de Família Comandante Manoel Piñeiro Lozada, no Maravista, Região Oceânica da cidade.
A obra integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município. A Prefeitura de Niterói já inaugurou as obras de ampliação e reforma do módulo do Médico de Família Drº Abelardo Ramirez, em Matapaca, e a Clínica Comunitária da Família do Badu, também na Região de Pendotiba. As próximas unidades a serem entregues são as de Várzea das Moças, Barreto, Morro do Estado, Preventório, Baldeador, Santa Bárbara e Souza Soares.
A unidade do Maravista, que oferecia apenas atendimento médico, agora também conta com consultório odontológico, além de salas para vacinação, pré-consulta, curativo, coleta de sangue e farmácia. O módulo tem três equipes médicas formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dois agentes de saúde para o atendimento de cerca de 6 mil moradores do bairro cadastrados. O prefeito destacou a importância nos investimentos que vem sendo realizados nas unidades de saúde básica do município. "A atenção básica previne a doença e tem o papel fundamental de assistir o cidadão. Estamos trabalhando firme para reconstruir a atenção básica em Niterói que, infelizmente, foi desorganizada nos anos recentes. Essa ampliação que estamos fazendo em vários módulos, inserindo a saúde bucal e oferecendo melhor ambiente e melhores condições de desenvolvimento do trabalho das equipes, com certeza vai se refletir na assistência à população, sobretudo para quem mais precisa da saúde pública”, disse o prefeito. O chefe do Executivo municipal também ressaltou que a atenção básica é uma prioridade de sua gestão. “Estamos cuidando da área hospitalar, construindo o novo Getulinho, o novo Mário Monteiro, recuperando a urgência e a média complexidade, mas priorizamos e temos um olhar muito especial para a atenção básica porque é ela que permite a melhoria dos indicadores de saúde em Niterói. Estou muito feliz de estar aqui com essa equipe abnegada e compromissada. Eu tenho certeza que, ao fim de quatro anos de muito trabalho, a rede de saúde de Niterói será referência no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirmou. A secretária municipal de Saúde, Solange Regina de Oliveira, disse que essa nova unidade garantirá qualidade aos serviços prestados à população. “Essa inauguração é mais um marco da estratégia nacional que se transformou o programa Médico de Família. A expansão da saúde básica é uma marca deste governo, levando saúde para quem mais precisa. Essa é uma conquista de todos os profissionais de saúde e da comunidade”, destacou a secretária.
Também participaram da solenidade o administrador da Região Oceânica, Carlos Boechar; diretores da Secretaria de Obras e da Emusa, além de funcionários a presidente da Associação de Moradores do Maravista, Eli Menezes.
|