02/10/2014 - A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e da Fundação Municipal de Educação (FME), por meio da Subsecretaria de Projetos Especiais, inaugurou nesta quinta-feira (02/10) a Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato, no Barreto, Zona Norte da cidade.
A biblioteca Monteiro Lobato era uma sala de leitura, que pertenceu à Secretaria Municipal de Cultura e foi cedida à SEMECT. Ela passou por obras de reforma e ampliação e conta com quatro salas, uma de vÃdeo, espaço infantil, salão de leitura para consulta, além disso tudo, possui mais de seis mil tÃtulos de livros para todas as idades. A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, falou da importância de transformar uma biblioteca em um local atrativo, aberto ao público e com capacidade de receber diversos tipos de eventos culturais
Â
"Quero destacar a alegria de inaugurar mais uma biblioteca, um ponto de cultura, visto que um paÃs não se faz sem livros, sem cultura, sem avanço no conhecimento. O que nós fazemos hoje aqui, é sem dúvida de muita importância para este bairro e para toda nossa cidade. Nós esperamos que essa comunidade se aproprie, utilize, ocupe e gaste, no bom sentido este equipamento", afirmou.
A subsecretária Municipal de Projetos Especiais, Eliani Pacheco, lembrou um pouco a história do local.
"A Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato foi assim batizada em homenagem ao nome original do Parque Palmir Silva, um dos mais antigos de Niterói, que era assim chamado. Assim, também conseguimos lembrar um dos maiores nomes da nossa literatura, foi Monteiro Lobato, que até hoje é conhecido por pessoas de todas as idades".
Para novembro deste ano, está prevista a inauguração da Biblioteca Popular Municipal AnÃsio Teixeira, no Campo de São Bento, parte do calendário em comemoração ao aniversário da cidade.
A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato funciona no Parque Palmir Silva, localizado na Rua Dr. Luiz Palmier s/n, no Barreto e funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.
|