Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Prefeitura e Secretária Estadual do Ambiente acertam parcerias |
O prefeito de Niterói destacou que o secretário licenciado André Corrêa conhece profundamente os desafios e os problemas da cidade, especialmente na área ambiental.
“Hoje fizemos uma reunião de planejamento das ações da nova gestão da Secretaria do Ambiente em Niterói, em parceria com a prefeitura. Acredito que a definição de metas de trabalho por determinação do secretário foi muito importante e reitero o agradecimento à secretaria e sobretudo à parceria do governo do Estado com a prefeitura”, afirmou o prefeito.
André Corrêa anunciou que em março será concluída a segunda e última etapa do processo de licenciamento da TransOceânica. Há 15 a primeira licença de instalação da obra já havia sido publicada.
“Niterói tem exemplos dos principais desafios e experiências que a gente precisa levar para o resto do estado. Hoje conversamos sobre três agendas. Irei em março ao município para finalizar o processo de licenciamento da TransOceânica, que é uma obra fundamental na reorganização da mobilidade da cidade. Outro ponto abordado foi o Morro do Céu, lugar que durante muito tempo ficou degradado tanto do ponto vista ambiental, como do social, e que está sendo recuperado. Vamos otimizar essa questão”, disse o secretário.
Corrêa também falou sobre as metas relacionadas à Lagoa de Piratininga.
“A questão da lagoa é um desafio que a gente precisa alinhar e avançar junto com a prefeitura. Temos que reconhecer que avançamos muito pouco e queremos aproveitar esse alinhamento dos governos estadual, federal e municipal para termos uma solução definitiva. Combinei com o prefeito de trabalharmos situações de curto e médio prazo e, sobretudo, um projeto executivo para que possamos ter clareza do tamanho do desafio e saber o custo para que a gente possa compor os diversos recursos envolvidos. No caso da lagoa, chegou a hora da gente construir essa solução técnica e financeira e buscar os recursos a partir dessas definições”, explicou.
Para o vice-prefeito de Niterói e coordenador do Escritório Geral de Projetos da prefeitura, Axel Grael, a reunião estabeleceu uma linha de conversa entre município e Secretaria Estadual do Ambiente em torno de soluções de curto e médio prazos para a lagoa.
"Temos recursos no Pró-Sustentável para fazer uma plano de gestão do sistema lagunar e acabar com essas discussões sobre diversos projetos diferentes para o local. E alocar recursos também para trabalhar o entorno da lagoa e implantar o Parque Orla de Piratininga, além do programa Se Liga, que busca conscientizar os moradores a conectar suas casas à rede de esgotos" explicou Axel, informando que após o carnaval algumas ações já deverão estar delineadas.
Nesta quinta-feira, a pedido da prefeitura, o Inea fez uma operação na Lagoa de Piratininga para avaliar as condições do local. Técnicos coletaram amostras da água para análise e mantêm o monitoramento da lagoa. A ação foi acompanhada pelo Administrador Regional da Região Oceânica, Carlos Boechat. "Na ação verificou-se baixa oxigenação, mas houve uma leve melhora em relação aos últimos dias" revelou Boechat.
Também participaram da reunião a secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques; a presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Cláudia Neves; e o subsecretário de Obras, Lincoln Silveira. |