Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Novos guardas municipais acolhem pica-pau da cara amarela, ameaçado de extinção |
15/04/2015 - Três integrantes da nova geração da Guarda Municipal de Niterói que tomaram posse no último dia 19/3, receberam na tarde desta quarta-feira (15/4) a missão de cuidar e encaminhar para soltura um pássaro raro e ameaçado de extinção por conta das constantes degradações da Mata Atlântica: um pica-pau da cara amarela. Ave que foi encontrada na sala da casa de um morador no Engenho do Mato, Itaipu, será levada para a Área de Proteção Ambiental (APA de Guapimirim) para que biólogos e especialistas possam fazer sua soltura e reintegra-lo a natureza. Já familiarizados com a rotina da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, de Niterói os novos integrantes da corporação Francis Guam, Alexandre de Castro e Raquel e Araújo colocaram em prática tudo que aprenderem durante o curso preparatório após terem passado no concurso, que incluiu treinamento para tratar de questões ambientais desta natureza também.
O chamado para o acolhimento da ave chegou do Corpo de Bombeiros de Itaipu que recebeu o animal das mãos do morador e entregou para acolhimento da Guarda Ambiental. O Pica Pau Amarelo é uma ave adulta e está em boas condições de saúde e está sendo cuidado e alimentado pela Guarda até sua soltura.
“ Entregamos a missão para os novos guardas que cumpriram à risca. A primeira providência foi ver as condições de saúde do Pica Pau e foi o que novos integrantes fizeram. Foram treinados para situações como este combate a incêndio em matas fiscalização de áreas degradadas entre outras missões que tenham como objetivo proteger a natureza. Este foi um caso típico pois não é simplesmente pegar o animal temos eu avaliar qual o melhor local para leva-lo e como estava com saúde decidimos que a soltura na APA de Guapimirim é a melhor opção “ explicou o inspetor Claudio Mendes coordenador da Guarda Ambiental de Niterói. Os guardas ambientais disseram que é muito raro uma ave deste porte aparecer nesta Região já que são originários de matas de São Paulo e Rio Grande do Sul. Eles acreditam que ela possa ter migrado por conta de degradação de sua mata original. Contatos com a Base Ambiental da Guarda Municipal de Niterói podem ser feitos pelo telefone 26217989. |