logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Secretaria de Ordem Pública apresenta novos guardas municipais PDF Imprimir E-mail

21/05/2015 - A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Niterói (Seop) apresentou ao prefeito nesta quinta-feira (21/05), no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, no centro, 74 novos guardas municipais chamados para compor os quadros da instituição, após aprovação no concurso público realizado em 2014 pela Prefeitura. Esta é a segunda turma convocada.

 

Eles participarão do curso preparatório que inclui aulas com professores da Universidade  Federal Fluminense (UFF) e graduados da Guarda Municipal, mas iniciarão também estágio nas ruas, supervisionados por guardas experientes. Atuarão desde já, no ordenamento do Centro da cidade e em Icaraí.

Ao todo, 150 dos 350 aprovados já foram convocados e a previsão é que, até o final de 2016, todos sejam integrados ao serviço. Com esse novo grupo, a Guarda Municipal de Niterói passará de 375 membros para 475 em menos de um ano.

Durante a cerimônia desta manhã, o prefeito passou a tropa em revista acompanhado do secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim.Os hinos nacional e  da Guarda Municipal foram executados pela banda do 12º Batalhão da Polícia Militar.

O chefe do Executivo municipal saudou os novos integrantes da  corporação e além de lembrar os benefícios conquistados pela Guarda nos últimos dois anos desde o início do seu governo,  com o Plano de Cargos e Salários,. Regime Adicional de Serviço (RAS), entre outras melhorias. O prefeito pediu que os novos agentes atuem com honra, ética e honestidade em prol dos cidadãos.

"A partir de hoje, eles já vão estar sendo treinados nas ruas e vão ter colocado suas experiência nas vias da cidade. É importante lembrar que nós dobramos os efetivos da Guarda Municipal de Niterói nas ruas da cidade, com programas como Patrulha Escolar, Calçada Livre, programa de implantação de bases integradas de segurança urbana com a Policia Militar, enfim, a prefeitura tem cobrado muito do estado, não é a toa que o efetivo da PM aumentou em 60% nos últimos dois anos depois de décadas perdendo efetivos. Mas além de cobrar essas medidas que foram importantes mas insuficientes, nós estamos cobrando novas ações e estamos implementando medidas que vão cooperar com as forças de segurança publica do Estado. A atribuição constitucional da segurança publica é dos governos estaduais, mas o município de Niterói tem cooperado e cobrado e o fato de estarmos aqui hoje é mais um fato concreto da nossa contribuição. A Guarda Municipal estava acabando há dois anos e hoje nos temos uma corporação muito mais motivada, com confiança no seu futuro e presente nas ruas. Minha convicção é que esse é o caminho. Então eu quero anunciar aqui que eles se formam em junho, a conclusão do curso de formação é em junho, e no inicio de julho nós vamos convocar mais 75 guardas para uma nova etapa de formação. Ressaltando que a maioria dos municípios do Estado vive uma crise financeira, estão demitindo, não estão conseguindo honrar o pagamento aos fornecedores e graças ao choque de gestão que promovemos nos dois primeiros anos, a Prefeitura de Niterói esta mantendo o salário dos servidores. Também está pagando os fornecedores em dia, e o mais importante esta realizando investimentos inclusive contratando mais gente pra atuar em áreas tao importantes como a Ordem Pública e a segurança urbana através da Guarda Municipal", explicou.

Durante a solenidade o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, ressaltou que a apresentação da nova turma é um ato de civismo e incentivo a disciplina do contingente.

“O prefeito está implantando uma série de medidas que são históricas na cidade. Esses guardas hoje não são mais aqueles que só recebiam um uniforme e um cacetete e iam para as ruas. Eles passam por treinamentos especializados e são preparados para um outro tipo de abordagem e para estarem junto da população. Já estarão nas ruas atuando em estágio no ordenamento do centro da cidade e em Icaraí atendendo as demandas de ações preventivas” disse Marcus Jardim.

A exemplo do que aconteceu com a última turma incorporada ao regimento, os novos guardas municipais já iniciaram treinamento no mês de abril e passarão por um curso intensivo de três meses. Serão aulas práticas e teóricas ministradas por especialistas em diversas áreas e graduados da própria Guarda Municipal, com experiências relevantes para o serviço.

Entre as disciplinas estão: orientação sobre abordagem voltada para saúde pública e comunitária, medição de conflitos, legislação, primeiros socorros e meio ambiente, além do uso e aplicação correta de armas não letais. Os alunos estão tendo contato com todos os equipamentos necessários para sua graduação e para acompanhar, em estágio, os oficiais nas ruas da cidade.

Orgulho

Aos 37 anos, Luciana Nogueira disse estar muito orgulhosa de compor os quadros da Guarda Municipal de Niterói.

“Nós buscamos a estabilidade, mas antes de decidir fazer o concurso observei o crescimento da guarda de Niterói e percebi a seriedade com que estão trabalhando além da valorização que está sendo dada pela Prefeitura. Estarei à disposição para servir a população ”

Casado e pai de uma menina, Leonardo Mota, de 34 anos, disse que pode considerar que o que viveu na solenidade de hoje é um dos momentos mais importantes de sua vida.

“Estou começando, mas pelo que estou aprendendo neste início, já me sinto honrado e com orgulho de participar da guarda municipal de Niterói. É uma instituição que cresce a cada dia  e estaremos aqui para somar, disse o novo guarda.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ