Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Niterói intensifica combate ao mosquito Cúlex |
10/06/2015 - O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) intensificou o trabalho de combate ao mosquito Cúlex (Pernilongo) na manhã desta quarta-feira, 10/06, em Icaraí. A ação contou com a participação da concessionária Águas de Niterói e teve objetivo de acabar com o ciclo biológico da espécie, atingindo as larvas do mosquito.
Funcionários das Águas de Niterói começaram a ação dragando o canal entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Mariz e Barros. Após a limpeza, os agentes de combate a endemias aplicaram inseticidas e pastilhas de combate à larva nos bueiros da via. Segundo o chefe do Devic, Cláudio Vicente, a população não precisa ficar apreensiva, pois esse mosquito não é transmissor da dengue.‘’ O Cúlex tem hábito noturno, diferentemente do aedes aegypti que transmite a doença. Identificamos Icaraí como uma areá com grande incidência do Cúlex, portanto estamos realizando esse trabalho de combate em toda a área, prevenindo durante o dia e erradicando, através do Fumacê, durante a noite. Acreditamos que em 15 dias o índice da infestação do mosquito vai cair’’, informou.
Combate ao Cúlex
A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Conversação e Serviços Públicos (Seconser), está realizando um trabalho intenso de combate ao mosquito, popularmente chamado de pernilongo, desde 28/05. Para isso, a Vigilância Sanitária realiza estudo para identificação de áreas com maior incidência do mosquito.
Na parte da manhã agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses aplicam inseticidas e pastilhas de combate à larva em bueiros e valões da cidade, paralelamente uma equipe da Seconser realiza a limpeza desses locais. No início da noite, profissionais percorrem as ruas com bombas costais para erradicar o mosquito na fase adulta. O carro fumacê circula das 22h à meia-noite, para não atrapalhar o trânsito da cidade. Além do combate, técnicos do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), orientam a população distribuindo panfletos educativos sobre medidas de prevenção á população. |