Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Túnel Charitas-Cafubá começa a ser perfurado no próximo dia 7 |
Exército libera licença para utilização de explosivos 29/06/2015 - A Prefeitura de Niterói anunciou nesta segunda-feira (29.6.2015) que o Exército Brasileiro liberou a licença para o uso de explosivos para a obra da TransOceânica. De acordo com o prefeito, esta é a última etapa cumprida para iniciar a perfuração do Túnel Charitas-Cafubá no próximo dia 7 de julho.
“Era a última licença de uma enorme série de etapas a serem completadas para iniciar a perfuração do túnel. A TransOceânica é mais que uma obra viária, ela é um projeto de mobilidade urbana e de melhoria da performance do serviço público”, afirmou o prefeito. De acordo com o chefe do Executivo municipal, a integração entre diferentes esferas de governo foi fundamental para garantir o início da obra: “Dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais aprovaram o projeto. Fico feliz de ver que o sonho de décadas da população de Niterói se torna realidade, graças ao trabalho integrado de nossas equipes”.
A previsão é que sejam utilizados cerca de 150 quilos de explosivos na primeira detonação. Por medida de segurança, todos os furos que estarão carregados com explosivos serão acionados no mesmo dia.
A TransOceânica
Obra viária mais importante de Niterói, a TransOceânica começa a sair do papel com a perfuração do túnel de 1,3 quilômetro que vai ligar Charitas ao Cafubá. O túnel vai homenagear o jornalista, poeta, professor e memorialista Luís Antônio Pimentel, falecido em maio, aos 103 anos. A via expressa terá 9,3 quilômetros de extensão, vai atender diretamente 11 bairros da Região Oceânica de Niterói e transportará cerca de 80 mil pessoas por dia. A TransOceânica contará com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), o primeiro implantado na América do Sul, equipados com ar-condicionado e com portas de ambos os lados. Pelo sistema, os passageiros poderão embarcar nos veículos em seus próprios bairros. Em seguida, os ônibus entrarão na faixa exclusiva do BHLS.
No projeto da TransOceânica está prevista, ainda, a integração da via com a estação hidroviária de Charitas, que será transformada em um terminal intermodal.
A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, destaca a importância do projeto para a mobilidade urbana da cidade.
|