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TransOceânica: começa a perfuração do túnel Charitas-Cafubá |
A partir desta quarta-feira serão realizadas três detonações por dia, durante um ano, prazo para que a obra esteja concluída. O túnel, que terá o nome do jornalista, poeta, professor e memorialista Luís Antônio Pimentel, falecido em maio, aos 103 anos, terá 1,3 quilômetro de extensão e duas galerias, com quatro pistas cada uma – duas para carros, uma para os ônibus do sistema BHLS e uma ciclovia. No canteiro de obras, no Cafubá, todo um aparato de segurança foi montado para a primeira explosão. Além de funcionários da obra e de autoridades municipais, os moradores também tiveram acesso ao local, como a assistente administrativa Beatriz Paiva Maia, 40 anos, que mora em Itaipu. Ela fez questão de levar o filho Lucas, de 7 anos, para ver de perto o início da perfuração do túnel. “Fiz questão de vir porque agora acreditamos que o túnel vai sair, para que a gente possa chegar mais rápido à Icaraí, ao Centro. A gente acaba indo menos a esses bairros por conta do tempo que levamos. Agora com o túnel vai ficar muito mais fácil, vai facilitar a vida de todos que moram na Região Oceânica. Vamos poder aproveitar mais o tempo em casa, isso é qualidade de vida. Trouxe o Lucas para que ele possa, daqui a algum tempo, ao passar pelo túnel, dizer que participou da primeira explosão”, afirmou. De acordo com o prefeito, a integração entre diferentes esferas de governo foi fundamental para garantir o início da obra. “Dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais aprovaram o projeto. Nós vencemos 50 etapas para chegarmos ao dia de hoje. Esse projeto é mais do que uma obra viária, é um projeto de mobilidade urbana. Além do túnel sem pedágio, vamos ter um corredor de BHLS, que vai ligar o Engenho do Mato a Charitas, chegando à estação do catamarã, em menos de 25 minutos. Hoje as pessoas levam mais de uma hora para fazer esse trajeto. Esse é um projeto que os niteroienses aguardam há muitos anos e também é muito importante porque vai tirar o fluxo pesado de veículos de eixos saturados da cidade, como o Largo da Batalha e as avenidas Roberto Silveira e Marquês de Paraná. Ele cria uma alternativa de deslocamento para as pessoas”, explicou o prefeito. O chefe do Executivo municipal destacou, ainda, que uma cidade desenvolvida é aquela onde a classe média e os mais ricos também andam de transporte público porque ele tem qualidade “Na verdade, essa é a vertente deste projeto. Mais do que uma obra viária, ele tem o objetivo de melhorar a performance do transporte público em Niterói, oferecendo mais conforto, pontualidade e qualidade. Dessa forma, não tenho dúvida que as pessoas vão optar por não andar de veículos individuais para seus deslocamentos. Esse é o caminho para a sustentabilidade e para a qualidade de vida”, ressaltou. O prefeito disse também que a prefeitura está negociando com o Estado a implantação de um sistema de barca na estação de Charitas similar ao da estação Araribóia, com catamarãs sociais, para ampliar a sua capacidade de transporte de passageiros, com preço mais acessível, oferecendo uma alternativa real de transporte de qualidade. O vice-prefeito Axel Grael, que coordenou a parte ambiental do projeto da TransOceânica, disse que esta terça-feira é um dia que será lembrado pelo resto da vida. “Vamos lembrar que chegamos até aqui depois de muito esforço e trabalho de uma equipe grande de pessoas, de parcerias com os governos federal e estadual, todos unidos com o objetivo de proporcionar a Niterói uma alternativa de mobilidade sustentável, uma experiência inovadora, com o BHLS, que é uma concepção que se aplica perfeitamente à necessidade da Região Oceânica. A TransOceânica foi planejada para ser uma alternativa competitiva ao uso do automóvel. Ela só vai atingir seus objetivos se fizer com que as pessoas deixem os carros em casa e usem o transporte coletivo. É um projeto perfeito nesse sentido e tenho certeza que a vida dos cidadãos vai ser bem mais fácil e mais confortável a partir da conclusão dessa obra”, disse Grael. Para a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Adreatta, responsável pelo parte técnica do projeto, a via expressa será um marco na cidade de Niterói. “A TransOceânica vai integrar duas áreas da cidade por um túnel, que era esperado há mais de 40 anos pela população. E é também uma obra de infraestrutura de transporte público, com o BHLS, que são ônibus que vão trafegar com regularidade, comodidade e com percursos bem determinados. Isso para a população vai se traduzir em economia de tempo no deslocamento de casa para o trabalho. Destaco também a intermodalidade com o catamarã de Charitas, que facilitará a vida dos usuários do transporte coletivo”, afirmou Verena.
Obra completa ficará pronta em 24 meses
A TransOceânica será uma via expressa de 9,3 quilômetros de extensão, e vai atender diretamente 11 bairros da Região Oceânica de Niterói. A previsão é de transportar cerca de 80 mil pessoas por dia. A primeira etapa é a construção do túnel. A obra completa ficará pronta em 24 meses.
A via contará com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), o primeiro implantado na América do Sul, equipados com ar-condicionado e com portas de ambos os lados. Pelo sistema, os passageiros poderão embarcar nos veículos em seus próprios bairros. Em seguida, os ônibus entrarão na faixa exclusiva do BHLS.
No projeto da TransOceânica está prevista, ainda, a integração da via com a estação hidroviária de Charitas, que será transformada em um terminal intermodal.
Interdições a partir do dia 14 na Estrada Francisco da Cruz Nunes A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informa que haverá interdições no tráfego em função do início das obras da TransOceânica, no trecho da Estrada Francisco da Cruz Nunes entre a Avenida Ewerton da Costa Xavier (Central) e a Avenida Irene Lopes Sodré. A partir do dia 14 de julho ficarão interditadas as pistas principal e auxiliar da Estrada Francisco da Cruz Nunes, sentido Praia de Itaipu, entre a ponte (canal) após a Rua Luiz Eduardo Lobo e o Colégio Estadual Alcina Rodrigues.
Para desviar o fluxo de veículos da Francisco da Cruz Nunes em direção à Praia de Itaipu, será criado um sentido duplo de circulação na pista oposta, em direção ao Largo da Batalha, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, até o término da obra. A pista será dividida por cones, possibilitando a operação de faixas reversíveis nos horários de pico.
Nas saídas da Rua Repórter César Donadel e Avenida Senador Vasconcelos Torres, que ligam a Avenida Ewerton da Costa Xavier e a Avenida Irene Lopes Sodré, haverá agentes e operadores da NitTrans.
A NitTrans disponibilizará 22 operadores de trânsito, três supervisores, além do efetivo existente, uma motocicleta, um veículo leve e um reboque pesado 24h por dia, para retirada de veículos envolvidos em acidentes e enguiços, além de 350 cones. Serão implantadas 40 placas de trânsito e diversas faixas informativas, para indicação, advertência e regulamentação.
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