10/07/2015 - O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou, na tarde desta quinta-feira (09/07), o contrato para elaboração do Projeto Executivo do Parque Municipal Eduardo Travassos, mais conhecido como Parque das Águas, no Centro da cidade, orçado em R$ 400 mil. O projeto é um dos quatro componentes do Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social (PRODUIS), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta obra – estimada em US$ 2 milhões – compreende a urbanização e requalificação do parque, local simbólico da cidade.
“Restaurar e colocar o parque à disposição da população é uma forma de o niteroiense conhecer parte da história de Niterói, no coração da cidade, além de ser um local central para manifestações artísticas, sociais e culturais do município”, avaliou o vice-prefeito, Axel Grael.
O projeto executivo deve levar quatro meses para ser concluído. Já a obra – que deve ter ordem de início ainda este ano – está prevista concluída até o final de 2016. As principais intervenções serão a construção de um elevador de acesso para a população em geral, com atenção para cadeirantes e portadores de necessidades especiais; criação de um espaço de lazer e de convívio e reforma de um auditório, que será, entre outras funções, um centro de treinamento dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (NUDECs).
O Parque ocupa 32 mil metros quadrados do morro da Detenção, no Centro de Niterói. A área é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O local abriga, ainda, uma antiga caixa d’água, que foi responsável por abastecer boa parte da entre os séculos XVII e XVIII. Na área, também está prevista a instalação de trilhas ecológicas, a fim de estimular a visitação às áreas verdes da cidade.
|