14/07/2015 - Representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e gestores da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) encerraram na noite do último domingo (12/07), no Espaço Cantareira, em São Domingos, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Um Direito do Povo Brasileiro”. O evento reuniu cerca de mil pessoas.
A Plenária Final contou com apresentação e discussão das 261 propostas levantadas pelos grupos de trabalho, sendo cerca de 230 aprovadas, divididas por eixos, como: participação social e reformas democráticas, infraestrutura da rede, valorização do trabalho e educação em saúde, aspectos relacionados à gestão, atenção de qualidade, acesso a saúde, entre outros. Foram escolhidas modificações e supressões de alguns termos, além da junção de propostas semelhantes, reescritas pelos delegados e aprovadas em regime de votação.
Segundo a secretária de Saúde, Solange Oliveira, a conferência foi extremamente proveitosa. ‘’ É um acontecimento onde tiramos propostas que de fato encaminhem as nossas necessidades. A conferência tem uma característica muito especial, vivencia os problemas por estar no local e ter a participação popular. Então, acho que esse momento foi muito valorizado e os debates, divergências, as convergências e as questões levantadas, fizeram com que concretizássemos grandes propostas’’, afirmou.
O evento foi encerrado após a eleição dos delegados para a 7ª Conferência Estadual de Saúde
|