logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Niterói vai ganhar uma Casa da Mulher Brasileira PDF Imprimir E-mail
29/08/2015 -Niterói vai ganhar uma Casa da Mulher Brasileira. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (28.8) pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, na cerimônia de abertura da 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói, realizada no auditório da Biblioteca Pública de Niterói.

Cerca de 400 pessoas participaram da solenidade. A conferência este ano tem como tema Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres, que será debatido hoje e amanhã na Faculdade de Economia da UFF.

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças e central de transportes.

A Casa, um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República,  facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

A ministra Eleonora disse que a a Prefeitura de Niterói cederá o terreno e a Secretaria dará o projeto Executivo. Ela informou ainda que a Casa de Niterói servirá como um polo de atendimento aos municípios do entorno.

"Nós sabemos o que é lutar por direitos, participação e por poder. Parabenizo por essa conferência. E aproveito para dar uma boa notícia para a cidade de Niterói. Fiz a proposta de como ter em Niterói a Casa da Mulher Brasileira. Conversamos e chegamos a uma proposta conjunta. Já temos recursos financeiros para isso, aqui será município polo como referência dessa região. É com muita alegria, em nome do governo federal, que anuncio a construção desse equipamento", afirmou.

Eleonora destacou ainda a importância das conferências. "A importância é a mobilização de todas as mulheres para discutir os desafios que nós temos para avançar nas políticas que consolidem dos direitos das mulheres", explicou.

A secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, representou o prefeito no evento. "Fiquei muito feliz em chegar aqui e encontrar muitas mulheres importantes na nossa cidade. Essa conferência representa um avanço do nosso município na discussão das políticas públicas e dos direitos das mulheres. Em nome do governo, vocês podem ter certeza, que há um total apoio e reconhecimento da luta das mulheres em Niterói e há um esforço de retomada de trabalhos que foram parados, como esta conferência", afirmou.

A coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher de Niterói, Marcilene Souto, disse que o objetivo das conferências municipais é a discussão e avaliação das políticas públicas para as mulheres. "Ao longo das demandas das conferências anteriores, vamos avaliar o plano municipal e contribuir com propostas para a elaboração do plano nacional de políticas para mulheres. Serão pensados propostas para a conferência nacional e para o nosso plano municipal", explicou.

A professora Maria Felisberta Baptista da Trindade foi condecorada com a Medalha da Ordem do Mérito da Cidade de Niterói, por seu destaque no trabalho na área de educação e dos direitos das mulheres no município.

Também participaram da mesa de abertura a primeira dama do município, Fernanda Sixel; a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima; a subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres, Maria Margarida Pressburguer; a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cristina Dorigo; o deputado estadual Waldeck Carneiro; e a diretora da Biblioteca Pública, Claudia Ricci.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ