logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Rede Municipal de Educação presente na XVII Bienal do Livro PDF Imprimir E-mail

11/09/2015 - A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de  Educação, através do Departamento de Promoção de Leitura, em mais uma parceria com a  Imprensa Oficial, estão participando da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, com Espaço Letras de Niterói, no Estande “Mais Leitura”, localizado no Pavilhão Verde. espaço ainda abriga as editoras Intertextos, Muiractan, Nitpress e Niterói Letras.

 

Como destaque da programação, o espaço contou com lançamentos de livros relacionados à Educação, escritos por profissionais da rede municipal de Niterói e de professores doutores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre os títulos que foram lançados, destaca-se o livro “Formação de Professores – Múltiplos Olhares”, organizado pela secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, editado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (EdUFF). A publicação faz parte da coleção Práxis Educativa, que também lançou “Currículo Práxis Docente” de Gelta Terezinha Ramos Xavier, Lisete Jaehn e Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira (organizadora), e “Educação se faz “na” Política”, de autoria de Jorge Najar e Sueli Camargo Ferreira.


A Coleção Prática Pedagógica Cotidiana, obras resultantes de teses e dissertações, foi relançada pelo Grupo Letras de Niterói, com a presença das autoras, professoras da rede Municipal de Educação, Priscilla Leal, que escreveu “Escolas Escravas”, Liliane Balonecker Daluz, que assina “Redação Professora? Ah não!!!: Dialogando com as crianças e suas produções em sala de aula e na internet”, Gisela Paula da Silva Faitanin, autora de “Desafios à educação: da formação do professor à inclusão escolar” e Deylla Wiviane de Araújo Batista Caetano, que escreveu “Será que eu posso falar alguma vez aqui? Algumas reflexões sobre o que falam as crianças da/na escola”.


“É muito importante este apoio e parceria com a UFF e a Imprensa Oficial pela Educação no nosso município. O lançamento desses livros ressalta a importância da Educação Infantil e do Ensino Fundamental como base para a universidade. Além disso, valorizamos os nossos profissionais, incentivando um trabalho de pesquisa e estudo desenvolvido por eles”, declarou a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros.

De acordo com o presidente e diretor da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, “A parceria com a SEMECT e a FME acontece desde 2007, sempre com o objetivo de dar espaços às editoras de Niterói, cumprindo o papel da Imprensa Oficial em apoiar a arte, cultura e Literatura” afirmou.


Durante os dias de Bienal, Niterói vai levar ao evento cerca de 2.600 estudantes do ensino fundamental – regular e Educação de Jovens e Adultos, em 62 ônibus contratados especialmente para isso. Além de um público adulto de aproximadamente 300 pessoas, formado por leitores das bibliotecas populares municipais, professores e profissionais da  educação municipal.


"Essa é mais uma oportunidade que a Prefeitura oferece aos estudantes e aos profissionais da rede municipal, bem como às Bibliotecas Populares Municipais, com o objetivo de estimular a formação de leitores e evidenciar o protagonismo dos profissionais da educação no lançamento de obras, resultado de sua prática pedagógica, no contexto de uma educação inclusiva, e acima de tudo de qualidade social", declarou o presidente da FME, professor José Henrique Antunes.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ