logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Prefeitura lança Grupo de Trabalho Niterói Cidade do Esporte PDF Imprimir E-mail

Equipe ficará responsável por organização de eventos esportivos na cidade visando as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016

 

 

17/09/2015 - A Prefeitura de Niterói lançou na manhã desta quinta-feira (17/09) o Grupo de Trabalho  "Niterói Cidade do Esporte".

O grupo, que contará com a participação de vários órgãos municipais, tem como o objetivo a  potencialização de ações e programas e o desenvolvimento de iniciativas tendo em vista às Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2016, que serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro.

 

Os dois eixos do grupo são Fomento ao Esporte e Turismo de Hospitalidade com mais de 30 sendo planejadas.

O prefeito afirmou que, a todas essas ações, vão se juntar duas outras muito importantes que também integram o programa Niterói Cidade do Esporte. A primeira delas será uma reunião na semana que vem com o Estado e o Botafogo em que a Prefeitura vai assinar com ambos um acordo de cooperação para a autorização do clube utilizar o estádio Caio Martins para jogos em 2016. O Complexo Esportivo passará por um processo de revitalização.

A segunda será no dia 29 quando ocorrerá assinatura para o início da implantação de projetos para a construção de mais quatro hotéis na cidade, aproveitando-se da recente lei sobre o segmento que foi aprovada pelo município.

Um deles, segundo o prefeito, deverá estar pronto até as Olimpíadas, ampliando o número de leitos na cidade.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância do projeto Niterói Cidade do Esporte.

"O projeto está muito bem organizado. Lembro-me que uma das primeiras reuniões que eu fiz quando eu assumi o governo foi com Nuzman (presidente do Comitê Olímpico Brasileiro) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e nós conversamos exatamente sobre isso, como Niterói poderia aproveitar o momento tão importante do esporte para o Brasil e para o mundo. Niterói é a cidade mais próxima do Rio e que tem mais tradição esportiva, então de fato acho que estamos conseguindo caminhar nesse sentido. Tudo isso só conseguimos com planejamento", declarou.

Tocha Olímpica

Dentro do primeiro eixo do Niterói Cidade do Esporte está a passagem pela tocha olímpica pela cidade, que será um dos 300 municípios brasileiros a recebê-la.

Será organizada uma grande celebração no Caminho Niemeyer com programação cultural, shows e acendimento da pira que contará com a participação de 60 atletas e cidadãos niteroienses. Antes do evento, haverá atividades prévias com as escolas municipais sobre as Olimpíadas e atletas da cidade.

O Grupo de Trabalho desenvolverá projetos de experimentação esportiva e paradesportiva de diferentes modalidades em locais  como quadras, praias, campos e escolas públicas e privadas. Atletas serão levados às escolas para maior aproximação e vivência com os ídolos.

O programa prevê a intensificação do Projeto Transforma, que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas onde os alunos experimentam novos esportes para engajarem-se nos Jogos.

Dentro do eixo de Fomento ao Esportes, estão previstos a construção de novos equipamentos, como o primeiro ginásio Municipal no Campo Belo (Itaipu) e a reforma  e ampliação do complexo esportivo da Concha Acústica.

Outras ações do eixo 1 são competições de basquete de cadeira de rodas, trilhas da leitura, torneio esportivo na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, circuito de tendas esportivas nas praças, concursos de confecção de piras, trecking no Caminho de Darwin (Engenho do Mato).

 

Melhoria Infraestrutura turística


No eixo 2, estão previstas melhorias na infraestrutura do Caminho Niemeyer e do Complexo dos Fortes com implantação de sinalização turística e iluminação moderna. Outra ação será a criação de uma campanha de marketing digital com ações publicitárias na Internet que visam destacar Niterói como um dos principais destinos turísticos do país.

O Grupo ficará responsável também pela implantação de um aplicativo de gastronomia que vai permitir que o turista compreenda o cardápio em diversos idiomas e vai permitir que acessem os menus com informações detalhadas (foto, preços dos produtos, endereços, telefones, localização dos restaurantes no mapa da cidade). Em outra articulação com a rede gastronômica, está prevista a criação de um selo que associe os restaurantes ao Projeto Niterói Cidade do Esporte.

Dentro do eixo 2 do Grupo, está prevista a ampliação da equipe de atendimento dos CATs (Centros de Atendimento ao Turista) no Caminho Niemeyer, Praça Arariboia, MAC (Museu de Arte Contemporânea) e Praça XV e a criação de novos centros na sede da Neltur (São Francisco), Parque da Cidade, Região Oceânica e Campo de São Bento.

A cidade ganhará sinalização turística viária em toda cidade. O Caminho Niemeyer receberá sinalização para pedestre com identidade visual semelhante ao Rio de Janeiro.

No conjunto de ações, está prevista para o dia 3 de dezembro, a inauguração do projeto Praia Acessível em Icaraí, que visa a garantia de acesso à praia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ainda no eixo 2 serão implantadas  nova folheteria turística, mapa e vídeo turísticos, um banco de imagens da cidade, parcerias com a RioTur, linha Niterói Turismo, área oficial para Motorhomes, exposição Museu das Olimpíadas, hospedagem residencial, entre outras.

Será criado um site (http://esporte.niteroi.rj.gov.br/cidadedoesporte), que vai apresentar o projeto e aproximar a população dele, através de notícias, fotos e vídeos.

O Grupo de Trabalho será composto das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Neltur, Fundação de Artes de Niterói (FAN), Fundação Municipal de Educação (FME), Caminho Niemeyer, Coordenadoria de Acessibilidade e Cidadania, Assessoria de Comunicação e Núcleo de Gestão Estratégica.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza, afirmou que será importante a integração dos órgãos municipais no projeto.

" Niterói é uma cidade referência de esportes olímpicos e paraolímpicos. Organizamos um grupo de secretarias afins, que terão um impacto direto ou indireto com as Olimpíadas. Mapeamos e planejamos tudo que vai acontecer em Niterói de agora até o dia 5 de agosto do ano que vem, quando começam os Jogos Olímpicos. Será muito importante a interação das secretarias", declarou.

O vice-prefeito Axel Grael disse que Niterói tem tradição no esporte, inclusive com a conquista de medalhas olímpicas, e será uma das protagonistas das Olimpíadas pela sua proximidade com o Rio de Janeiro.

"Niterói tem pioneirismo. Nenhuma outra cidade tem uma parceria olímpica com o Rio. Desde que o planejamento começou, atraímos para cá varias delegações olímpicas de outros países, delegações de Vela da Áustria, Itália, Dinamarca, Nova Zelândia, Irlanda, Estados Unidos e Japão.  Vamos realizar mais uma edição da Copa Brasil de Vela, que poderá ser seletiva para apontar os representantes olímpicos", explicou.

Participaram do lançamento do grupo vários secretários municipais, vereadores e atleta de rugby, Beatriz Futuro Mühlbauer (Baby).

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ