Redução ocorreu em quase todos o tipos de crimes
18/09/2015 - Niterói registrou no mês de agosto uma elevada queda dos índices de violência de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP). Os dados comparados ao mesmo período de 2014 apontam a diminuição da criminalidade em diversos delitos, tais como: roubos a estabelecimentos comerciais (redução de 53,85%), roubos a residências (menos 57,14 %) e furto de veículos, com diminuição de 37,65%, entre outros indicadores.
A redução, coincide com a inauguração, pela prefeitura de Niterói, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em funcionamento desde o início do mês analisado. Atualmente, a cidade está monitorada com 200 câmeras e, até o final de dezembro, passará a contar com 500 câmeras em todo o seu território. O investimento do CISP é da ordem de R$ 20 milhões. O prefeito afirma que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) atuou como ferramenta importante na redução dessa estatística. “Os índices tiveram uma queda substantiva no mês de agosto com relação ao mesmo período de 2014 para 2015. Estamos sinalizando para o Rio de Janeiro e para o país um novo protagonismo estratégico para a vida das pessoas. O maior problema hoje, em regiões brasileiras e no estado, é a violência urbana. Temos a consciência tranquila de que não cruzamos os braços e deixamos o papel de cuidar da segurança somente para o governo do estado que é a quem é atribuída essa função.”, disse.
O chefe do Executivo municipal observou que Niterói hoje é uma cidade nacionalmente citada: “Isso graças à política que implantamos em ajudar o governo com essas ações que são concretas. Temos as bases integradas com a Polícia Militar, Delegacia de Homicídios que reformamos, o aumento do efetivo da Guarda Municipal e uma série de ações que, apesar de não serem de atribuição do município é referência. Esses índices são os menores registrados em muitos anos. Estamos cumprindo nossa promessa e mostrando que a política local está no caminho certo” afirma o prefeito. O levantamento do ISP aponta ainda que ocorreram reduções nos homicídios dolosos (-53%), roubo a transeunte (-26,55%) e roubos em coletivos (redução de 52%). O secretário Municipal de Ordem Pública de Niterói, Marcus Jardim, afirma que os indicadores decrescentes de índices de criminalidade mostram que o CISP está cumprindo o seu papel como apoio as ações de segurança pública. Ele observa que a Guarda Municipal de Niterói tem exercido papel de destaque nesta área, com ações rápidas e acionamento imediato das forças policiais, incluindo trabalho diário de patrulhamento preventivo que está sendo feito integrado com a central de monitoramento e os operadores de plantão: “Sem sombra de dúvidas já podemos considerar que o Centro de Monitoramento teve papel importante na diminuição dos indicadores. Ainda mais se levarmos em consideração as ações municipais e o fato das câmeras de monitoramento aumentarem a vigilância. A Guarda Municipal está atuando integrada com a Polícia Militar e, com isso, proporciona mais rapidez na condução dos delitos e mesmo na elaboração de logística de patrulhamento ostensivo, inibindo a ação dos criminosos. O ordenamento nos bairros também é fator fundamental para esse resultado.” explica Marcus Jardim. O CISP foi construído pela Prefeitura de Niterói para auxiliar na redução da criminalidade monitorando a cidade e integrando todas as forças de segurança nas esferas municipal, estadual e federal O Centro contará, ainda, com portais para leitura automática de placas em todas as entradas e saídas da cidade, botões de alerta e sistema inteligente de reconhecimento de atitudes suspeitas. De acordo com Agdan Miranda Fernandes, diretor do CISP, a redução da criminalidade já era esperada, mas os percentuais surpreenderam, indicando a efetividade das ações da prefeitura na área de segurança pública e do grande investimento realizado em tecnologia. |