logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Vigilância Sanitária fiscaliza o Supermercado Real em Itaipu PDF Imprimir E-mail

09/10/2015 - Após denúncia feita nas redes sociais, em que um vídeo mostra um roedor andando no setor de açougue e laticínios do Supermercado Real, em Itaipu, o Departamento de Vigilância Sanitária de Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde, realizou uma ação de fiscalização nesta quinta-feira, 08/10, para verificar as condições sanitárias do estabelecimento. No ato da inspeção, não havia vestígio de roedores. O mercado foi intimado apenas a cumprir exigências estruturais.

Os fiscais encontram boas condições de higiene no interior do estabelecimento e nenhum roedor foi encontrado, mas os responsáveis reforçaram a desratização como forma de prevenção. A fiscalização localizou apenas algumas exigências estruturais a serem cumpridas, como troca das borrachas de vedação das câmaras frigoríficas e colocação de telas nas entradas de ar e janelas da lateral do mercado, o que impede a passagem de ratos. O estabelecimento foi intimado a cumpri-las no prazo de trinta a sessenta dias.

 

Segundo a chefe da divisão de Vigilância Sanitária, Sylvia Malheiros, esse mercado possui um bom padrão de qualidade. ‘’ Acredito que tenha sido um caso isolado. Eles alegam que o animal veio da rua, desnorteado, e pelo vídeo nos parece que já estava envenenado de fato. No geral, as condições higiênicas são satisfatórias e deixamos apenas as intimações para algumas adequações estruturais’’, informou.


O chefe do Devic, Cláudio Vicente, afirma que o trabalho da Vigilância Sanitária é sempre feito para a prevenção de riscos à população e, quando ocorrem reclamações como esta, a fiscalização é feita imediatamente. ‘’Recebemos a denuncia através da rede social e imediatamente foi enviada uma equipe para verificar’’, destacou.
Desratização no entorno
Equipes do Devic intensificaram nesta sexta-feira, 09/10, ação de controle de roedores no entorno do supermercado. Os agentes de combate a endemias fizeram a desratização das ruas e do córrego Jacaré, que passa ao lado do estabelecimento. Foram usados raticidas e pastilhas. O objetivo é eliminar ninhadas e evitar a proliferação dos animais.

De acordo com Cláudio Vicente, as ações acontecem rotineiramente por todo município e houve intensificação ao redor do supermercado. “Reforçamos o trabalho na região ontem e hoje com objetivo de criar uma barreira sanitária”, disse.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ