logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Praia do Sossego terá trilhas que ajudam a evitar erosão PDF Imprimir E-mail

29/10/2015 - O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou nesta manhã (29/10) a Praia do Sossego, na Região Oceânica, e reiterou que está sendo elaborado um projeto para o local que prevê a construção de duas trilhas suspensas  do nível do solo, dois mirantes e uma base ambiental definitiva para orientação , informações turísticas e fiscalização.


As trilhas suspensas são ferramentas muito utilizadas em locais de aventura e no ecoturismo  pois minimizam o impacto no local e no ambiente que são utilizados. São importantes também porque garantem a conservação dos locais evitando a erosão do terreno, facilitando rotas e e escorregões e são ideias em locais de atrativos naturais.



A Praia do Sossego está inserida dentro do Programa Niterói Mais Verde ( Parnit) e passa por um processo de gestão ambiental por parte da Prefeitura de Niterói.

Axel Grael percorreu o local e explicou que a Praia do Sossego é um mosaico de parques naturais da cidade, protegido por instrumentos legais e que pela primeira vez o município está cuidando para sua preservação ao mesmo tempo em que está criando estrutura para que o lugar seja visitado.


“Hoje definimos o local da base ambiental. Ficará num ponto onde os guardas ambientais possam ter a visão das trilhas dos mirantes e ainda poderem dar atenção ao turista sobre conscientização ambiental além de futuramente controlarem o acesso a Praia e atuarem na fiscalização. É bom que se esclareça sempre que a praia não ficará restrita, mas como ocorre em todos os parques, se atingir um determinado número de pessoas o acesso tem que ser impedido por conta do impacto que pode causar. A praia do Sossego é um dos principais ecossistemas remanescentes de paisagem natural do Rio de Janeiro. Não podemos deixar que o lugar seja degradado.” afirmou Axel.


O vice-prefeito confirmou que todo o empreendimento e ordenamento deverá estar concluído no primeiro semestre de 2016, quando o local também passará a receber plaqueamento e gradativamente  revegetação de espécies nativas. Ele explicou ainda que a Praia do Sossego abriga um tipo de turismo mais rústico, mas mesmo assim o local precisa de cuidados até mesmo para evitar erosão.


“ O projeto prevê  questões como impedir que ocorram erosões fazendo acerto do solo em alguns caminhos e até mesmo a limpeza das pedras que foram pichadas. Será feito um trabalho de conscientização em que cada um será responsável pelo seu próprio lixo. Os banhistas poderão levar suas coisas, mas ao saírem, terão que levar de volta e não será permitido vender nada no lugar “  explicou Grael.


Fotos: Luciana Carneiro
 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ