Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Escola Técnica Federal em Niterói: É dada ordem de inÃcio das obras |
Campus do IFRJ na cidade será construÃdo no bairro do Sapê em terreno cedido pela Prefeitura
04/11/2015 -Foi dada nesta quarta-feira (4/11) a ordem de inÃcio das obras do campus do IFRJ no municÃpio, no bairro do Sapê, na região de Pendotiba.
Com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, o IFRJ será a primeira escola técnica federal de Niterói. A unidade será construÃda em um terreno que foi disponibilizado pela prefeitura. O prazo de conclusão da obra é de 18 meses. A previsão é de que a unidade tenha 70 professores e 700 alunos quando estiver funcionando plenamente.
O IFRJ de Niterói será uma escola padrão. Ele contará com 12 salas de aula, auditório, ginásio, biblioteca, quadra poliesportiva e um bloco que contará com laboratórios especÃficos para cada curso que será oferecido. O prefeito destaca a importância da iniciativa para a cidade. "É uma grande conquista para a cidade. Acredito que a educação é a melhor forma de superar as desigualidades, ela eleva a consciência das pessoas, qualifica-as para inserção na vida comunitária, vida social e mundo do trabalho. O IFRJ se integra no nosso esforço de dotar Niterói de boa infraestrutura educacional pública. Temos o Pedro II, a Henrique Lage e as escolas municipais. A escola técnica vai atender toda essa região do Sapê, do Caramujo, do Largo da Batalha. Tenho certeza de que esse investimento, feito em parceria com o governo federal, vai servir muitos jovens dará uma perspectiva melhor de vida para eles", declarou. O reitor Paulo Roberto de Assis Passos declarou que a construção de um campus da IFRJ em Niterói é um compromisso com a população de Niterói. "Estamos iniciando um trabalho de compromisso com a comunidade, de oferecer um ensino técnico gratuito, de qualidade, que atenda os anseios, demandas e sonhos da população. O IFRJ, mais que uma escola técnica, terá o ensino médico integrado ao técnico, graduação, licenciatura, bacharelado, pós-graduação, mestrado e doutorado. As famÃlias de Niterói terão nessa instituição a possibilidade de ver seus filhos ingressarem no ensino técnico e se tornarem doutores. Formar mão de obra de qualidade é uma prioridade", disse. A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que o momento é histórico para a cidade. "O IFRJ será um marco para a nossa cidade. A expansão da educação profissional é um fator estratégico para o desenvolvimento econômico. Não há crescimento sem recursos humanos. Não há formação adequada sem cursos de qualidade. O IFRJ vai nos oferecer infraestrutura e oportunidades para crianças oriundas da rede municipal. Esperamos que a escola técnica ajude a consolidar o desenvolvimento econômico da cidade com marca da inclusão social", opinou. |