logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Consultório na Rua recebe base de atendimento PDF Imprimir E-mail

Ação faz parte do projeto PMF 100%

 consultorio-rua
04/11/2015 -  - Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 04/11, a Base do programa Consultório na Rua. A iniciativa, que faz parte do projeto PMF 100%, tem como um dos objetivos trabalhar a cidadania permitindo que o morador em situação de rua tenha acesso aos serviços de saúde. O local conta com dois consultórios, sendo um deles com cadeira ginecológica e banheiro.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou sobre o trabalho. “O programa faz parte do plano de expansão da Atenção Básica e garante o acesso ao cuidado em saúde para população de rua, historicamente excluída das políticas públicas. Hoje essa realidade esta mudando. Essa inauguração é uma consolidação do princípio do SUS de inclusão”, destaca.

O Consultório na Rua presta atendimento à saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades. A equipe multiprofissional reúne médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, agentes sociais, redutores de danos e motorista. Com apoio de um veículo, eles atuam de forma itinerante nos locais onde se concentram essas pessoas, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas com a rede de Saúde. Realizam atendimento, diagnóstico e tratamento quando necessário.

  A coordenadora do programa, Joana D’Angelo, destaca que o alvo ainda é a realização de ações nas ruas e explica a importância da nova base. “O foco do trabalho é na rua, a base é a construção de um vínculo com nossos pacientes e com a possibilidade de um atendimento mais qualificado, dentro de um consultório. Atendemos na rua, mas quando viemos para dentro da unidade trabalhamos também a cidadania do usuário”, afirma.

  As doenças mais encontradas são transtornos mentais, doenças sexualmente transmissível e tuberculose. Cada situação é encaminhada de acordo com as necessidades e possibilidades do usuário naquele momento. Quando há indicação de internação para tuberculose, por exemplo, os trâmites necessários são realizados para regular a vaga e acompanhar o período de internação. 

  Participaram do evento a secretária de Assistência Social, Verônica Lima, e a vice presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Juliana Santos.

 

 

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ