logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Saúde divulga programação da campanha Novembro Azul PDF Imprimir E-mail

11/11/2015 - A coordenação do Programa Saúde do Homem, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), divulgou esta semana a programação da Campanha Novembro Azul. Será promovida ao longo deste mês uma série de atividades educativas com o objetivo de prevenir os homens contra o câncer de próstata. Nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 9h, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam o Pet azul, na unidade de castração de animais, à Rua Silvestre Rocha n° 02, em Icaraí. A atividade é destinada aos donos de cães e gatos, que, enquanto aguardam o atendimento do animal de estimação, recebem orientação sobre prevenção a doença.


Segundo a coordenadora do programa e Mestre em Saúde Coletiva, Mariana Frota da Costa, no dia 18 deste mês, às 10h, roda de conversa na Policlínica Regional Sérgio Arouca, na Praça Vital Brazil, em Santa Rosa. Na programação, atividades de prevenção à violência e acidentes de trânsito, bem como às doenças cardiovasculares; aos diversos tipos de cânceres, além de debate sobre a doença e a necessidade de triagem, bem como paternidade, saúde sexual e reprodutiva.


Segunda-feira, dia 23, de 9h às 13h, será realizado o Seminário Saúde do Homem, com o tema: “Niterói Unida pela Saúde do Homem”. O evento é promovido pelo Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum), com participação de pesquisadores e representantes da Coordenação Estadual do Programa Saúde do Homem.


No domingo, dia 29, A partir das 9h, Campeonato de Beach Tênis na Praia de Icaraí. Evento promovido pelo Desum, em parceria com a equipe de Beach Tênis de Niterói.


Aniversário

No dia 25 deste mês, quarta-feira, a Policlínica Regional Guilherme Taylor March, no Fonseca, amplia a programação do Novembro Azul e insere outras atividades para comemorar o décimo aniversário da unidade.  Às 8h, um café da manhã dá as boas vindas aos funcionários. Logo depois, será realizada uma palestra sobre câncer de próstata com a participação do urologista Vitor Lourenço. Às 9h, uma roda de conversa reúne a mastologista, Thereza Cypreste, para debater prevenção primária e secundaria do câncer.  Às 10h, a prevenção ao Diabetes Mellitus é tema da segunda palestra do dia. Haverá também uma exposição de banneres sobre direitos dos portadores de câncer.

Os números

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a FMS, vêm trabalhando na estruturação das unidades básicas de saúde e intensificando ações para detecção precoce de câncer de próstata na população. Para o Governo Federal, é importante preparar os serviços públicos e envolver os profissionais de saúde para garantir atendimento adequado e humanizado aos homens, orientando sobre os sinais e sintomas da doença e encaminhando para realização de exames quando houver indicação clínica, deixando clara a diferença entre rastreamento populacional em pacientes assintomáticos e detecção precoce.

De acordo com dados do MS, em 2012, foram registrados 13.354 óbitos por câncer de próstata no Brasil. Dados do DATASUS, referentes ao período de 2012 a 2014, apontam que entre a população masculina, o câncer de próstata representa a 12ª causa de mortalidade em homens na faixa etária de 20 a 59 anos. No entanto, a ocorrência desta enfermidade ocorre com mais freqüência em homens idosos, com um aumento significativo a partir dos 60 anos e maior mortalidade após os 80 anos de idade.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ