18/11/2015 - A Prefeitura de Niterói renovou nesta quarta-feira (18/11), o acordo de cooperação com o Proderj (Centro de Processamento de Dados do Governo Estadual) que implantou todo o sistema de modernização da gestão municipal garantindo as ações de transparência da prefeitura nos últimos três anos.
O prefeito da cidade assinou o protocolo com o presidente do Proderj e lembrou que Niterói é uma cidade cuja administração pública é conectada e a cada mês mais “Inteligente” na questão de tecnologia, modernização e gestão administrativa. Em um ano a cidade alcançou o primeiro lugar em transparência dentre os municípios do estado do Rio.
Niterói foi à primeira cidade do estado do Rio de Janeiro que recorreu a esse tipo de parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de melhorar a gestão pública.
“Quando assumimos a Prefeitura, não tínhamos recursos. Precisávamos organizar a máquina administrativa. Foi importante essa parceria na implantação do E Cidades e inserirmos tecnologia nas secretarias, autarquias e empresas da Prefeitura. Com isso contribuímos para consolidação do portal de transparência. Tivemos uma união de esforços para prestar melhor serviço à sociedade. Consolidamos as conquistas em modernização e transparência. Hoje estamos numa posição mais promissora. A ideia é transformar Niterói numa cidade inteligente e não apenas conectada. A cidade foi apresentada como bom exemplo de parceria como modelo para outros estados pelo Proderj. Isso é fruto de um grande trabalho de gestão com tecnologia que implementamos” disse o chefe do Executivo.
“A Assinatura do termo vem para consolidar uma parceria que possui duas vertentes, uma de implantação de infraestrutura de rede lógica e elétrica para a TI e outra de sistemas de inteligência de gestão. Isso nos fez alcançar em um ano o primeiro lugar no ranking dos municípios do Estado do Rio de Janeiro na transparência elaborado pelo Ministério Público Federal. Integramos os fornecedores, despesas, receitas e contratos. Estamos avançando e consolidando para dar mais um passo com base consolidada de dados com resultados mais profícuos e ainda mais úteis ainda para o cidadão” afirmou a Secretária Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer.
O presidente do Proderj Antônio Bastos explicou que a partir do exemplo de Niterói, o Governo do Estado está instituindo o mesmo tipo de parceria em outros municípios da Região Metropolitana.
“É importante que o Estado tenha municípios fortes. Niterói é um exemplo que está sendo seguido por diversos municípios da região metropolitana. Estamos usando essa experiência. Niterói é uma cidade grande e com gestão além de ter implantado um projeto em parceria que é um exemplo muito bom para outras cidades. Não adianta falar em conectividade se não tem gestão e Niterói tem isso que serve como exemplo” falou o Presidente.
|