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Aplicativo Colab.re completa um ano com 4.700 publicações PDF Imprimir E-mail
22/11/2015 - Com 2.580 usuários e mais de 4.700 publicações, a Prefeitura de Niterói completou, na última terça-feira (17/11), um ano de utilização do Colab.re. O aplicativo, que estabelece a comunicação direta entre a Prefeitura e a população, através de posts relatando problemas na cidade, vem ganhando destaque quando a questão é fiscalizar os serviços do município e organizar ações na gestão da cidade.

" O Colab.re não se limita a apenas estabelecer essa comunicação entre Prefeitura e população, mas também serve como uma ótima ferramenta de gestão. O aplicativo nos fornece relatórios, mapeamento das postagens e especificação dos usuários, como sexo, gênero e faixa etária. Todas essas informações são essenciais quando se fala em gestão participativa e é isso o que a Prefeitura de Niterói busca, uma cidade feita pela população", comentou o subsecretário e coordenador de Mídias Sociais da prefeitura, Fernando Stern

O aplicativo funciona de forma simples. Basta o usuário baixar o Colab em sua loja de aplicativos, inserir sua cidade e vincular sua conta do Facebook. Depois de instalado, é só fotografar uma lâmpada queimada, ou uma calçada quebrada que a equipe responsável pela gestão do aplicativo distribui para a pasta responsável. O Colab.re também pode ser utilizado no computador.

"Já realizamos diversas ações a partir de postagens do Colab, como por exemplo na área de trânsito e de fiscalização de posturas. Conseguimos saber qual local  concentra os maiores problemas e mobilizar as secretarias para as devidas providências. Nos orgulhamos de termos hoje 70% das postagens solucionadas, mas trabalhamos diariamente para aumentarmos este índice", completou Stern.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos é um ótimo exemplo de como funciona o Colab no dia a dia da gestão municipal. Por ser responsável pela manutenção da cidade, a pasta concentra 90% das categorias existentes no aplicativo.

"Nós recebemos a postagem dos responsáveis pelo gerenciamento do aplicativo e incluímos na programação das nossas equipes. Este fluxo é diário e muito positivo para a gestão. Conversamos com a população e identificamos os pontos que apresentam maior demanda, priorizando sempre as urgências", explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Mas a utilização do aplicativo pela gestão municipal não se limita em programar a resolução dos problemas relatados pelos cidadãos. O Colab.re já entrou para o Plano de Metas da cidade e aparece no Plano de Desenvolvimento do Município para os próximos 20 anos. 

"Faz parte das nossas metas e estamos trabalhando diariamente para que o atendimento ao cidadão seja cada vez mais aprimorado e que Niterói seja uma cidade conectada.  A participação da população é primordial e indispensável", destacou Fernando.

 


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