logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Prefeitura garante Biblioteca Estadual reaberta na próxima terça PDF Imprimir E-mail

biblioteca
27/11/2015
- Foi assinado na tarde desta sexta-feira (27/11) entre a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Estado de Cultura o plano de trabalho do convênio firmado com o Governo do Estado do Rio para garantir o repasse dos recursos para manter a Biblioteca Estadual de Niterói em pleno funcionamento.

 

De acordo com o prefeito, o plano de trabalho será publicado neste sábado (28.11), no D.O do município, permitindo para segunda-feira (30.11) o repasse da primeira parcela, no valor de 250 mil reais, para a Secretaria de Estado de Cultura. Segundo a Prefeitura de Niterói, a Biblioteca Parque de Niterói já estará reaberta na terça-feira, dia 1º de dezembro.

O convênio prevê, ainda, outra parcela de 200 mil este ano e mais doze parcelas em 2016, no valor de 160 mil reais cada. Os recursos serão repassados ao Estado através da Fundação de Arte de Niterói (FAN). Durante a assinatura, o chefe do Executivo municipal destacou a união dos esforços entre diferentes instituições para superar desafios.

“Estamos em permanente diálogo e parceria com o Governo do Estado. Se no início da gestão, quando encontramos a Prefeitura totalmente desestruturada e com dívidas, nós pudemos contar com a parceria do Governo do Estado em diversas frentes, agora estamos podendo contribuir com o Estado, mantendo a histórica Biblioteca aberta para os cidadãos”, disse o prefeito.

Ele ressaltou também o simbolismo da unidade para o município. “Essa biblioteca existe desde 1935 e compõe um quadrilátero arquitetônico histórico de quando Niterói era capital. O local funciona ainda como uma unidade de cultura e educação com o conceito de Biblioteca Parque. Esse é um espaço de muito orgulho para o niteroiense e fundamental para estudantes e pesquisadores”, disse.

A iniciativa foi muito comemorada pela diretora da Biblioteca Estadual de Niterói, Cláudia Ricci, por funcionários e frequentadores da unidade. “Queria muito agradecer o empenho do prefeito para reabrir a unidade o mais rápido possível. Seremos criativos e realizaremos ainda mais no próximo ano”, afirmou Ricci.

Já Lucimeire Oliveira da Costa, que trabalha há quase dois anos na biblioteca, em nome de todos os funcionários, fez questão de falar com o prefeito. “Estamos muitos felizes. Todos os funcionários estavam perdidos, mas agora, com a ação do prefeito, podemos respirar aliviados. Foi uma atitude de um administrador de visão”, comemorou a funcionária.

Antes da assinatura do documento, o prefeito parou para conversar com um grupo de estudantes. Eles queriam a garantia do Chefe do Executivo de que a biblioteca permaneceria aberta para os alunos.

“Ele cumpriu o papel como prefeito em apoiar e trazer a questão para o município. O país precisa de educação e de cultura, e isso não pode ser retirado dos alunos. Por isso essa intervenção da prefeitura foi tão importante”, observou Isabela Madrugada, estudante do ensino médio.

Participaram também da reunião: o Secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, o presidente da Fundação da Arte de Niterói (FAN), André Diniz, a Secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro, e a diretora da Biblioteca Estadual de Niterói, Cláudia Ricci, entre outras autoridades. Localizada na Praça da República, no Centro de Niterói, a biblioteca foi reaberta em 2011, após dois anos de reformas realizadas com recursos de emenda parlamentar proposta pelo próprio Neves, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), quando era deputado estadual.

 

 

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ