logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Túnel da TransOceânica: primeira detonação do ano em Charitas acontece amanhã PDF Imprimir E-mail

06/01/2016 - A primeira detonação do lado de Charitas do túnel Charitas-Cafubá da TransOceânica em 2016 será realizada nesta quinta-feira (7/1) às 14h30. E, a partir do dia 13, as detonações serão diárias. Essas ações foram decididas durante uma reunião entre o prefeito de Niterói com as equipes responsáveis pela obra da TransOceânica na manhã desta quarta-feira (6/1).

 

Na mesma reunião, foi informado que também começarão amanhã as intervenções no trecho 5, compreendido entre o DPO do Cafubá e a Unimed, do lado esquerdo (sentido Centro). Para segunda-feira (11/1), será a vez do trecho 3, na Fazendinha, e do trecho 1, em frente da Estação de Charitas.

Para o final de março, está prevista a conclusão do trecho 4, que vai do DPO até a rótula do Cafubá. Já o trecho 8, que vai da Padaria Versailles até o Engenho do Mato, a finalização ocorre até maio.

Segundo os responsáveis pela obra, as perfurações encontram-se em estágio acelerado no lado Cafubá do túnel e que o trecho 2 está em franco desenvolvimento.

"Basicamente com essas medidas, teremos iniciado os trechos de 1 a 5 e o 8, faltando apenas o 6 e o 7. A TransOceânica é o mais importante projeto de mobilidade urbana da história de Niterói, e a sinergia e a integração entre esses vários órgãos da prefeitura e as empresas responsáveis pela execução do projeto tem sido decisivas para cumprir todo o cronograma e planejamento da obra. A Região Oceânica e a cidade vão ter melhor qualidade de vida, urbana e de mobilidade, a partir da conclusão desse projeto. Não é fácil e nem trivial estruturar e, sobretudo, executar um projeto desse porte", disse o prefeito.

O prefeito também, na oportunidade, anunciou que no dia 18 de fevereiro fará uma grande visita ao túnel na companhia de deputados e vereadores, além de toda a equipe responsável pelo grande empreendimento.


Os grupos de condomínios e escolas que queiram visitar a obra do lado do Cafubá, aos sábados, às 10h, podem ligar ou mandar e-mail para a Administração Regional da Região Oceânica para fazer sua reserva.  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. 2609-6580/ 2609-7575.

Para realizar a operação nesta quinta-feira, a Prefeitura de Niterói montou um esquema especial de segurança. Desde as 13h, equipes da Defesa Civil, das áreas de saúde, segurança, trânsito e assistência social já estarão no local para orientar a retirada dos moradores da comunidade do Preventório, que já estão previamente avisados desde o início da semana de que deverão deixar seus imóveis por questões de segurança.


O  Corpo de Bombeiros disponibilizará as instalações do seu quartel de Charitas para acomodar os moradores com lanche e atividades infantis durante o período em que as equipes técnicas e de engenharia realizarão a detonação.

A NitTrans atuará na orientação do trânsito nas ruas próximas, contando com o apoio da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal. Agentes da Secretaria de Saúde, ambulâncias da Samu e do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão para qualquer eventualidade.


No início da tarde, os engenheiros trabalharão na colocação  dos explosivos, que ficarão subterrâneos . Ao todo, serão utilizados 205 quilos de explosivos. Será instalada uma manta de proteção para que não ocorra escapamento e ninguém se fira.


Às 14h, a Defesa Civil acionará o primeiro alarme para que os moradores que ainda estiverem em casa tenham tempo de sair. Às 14h15, outra sirene será acionada e, às 14h30, ocorrerá a detonação.


Após a explosão, a equipe de segurança fará uma nova varredura para identificar possíveis riscos. Aí será tocada a quarta sirene e, aos poucos, os moradores poderão regressar para suas casas.


A próxima detonação em Charitas acontecerá dia 13 de janeiro e, a partir daí, a previsão é de passaram a diárias, sempre às 14h30. No lado do Cafubá, as escavações do túnel chegaram, atualmente, a 700 metros de extensão (350 metros em cada galeria). Ali, as implosões recomeçaram no último dia 4 de janeiro: são três diariamente.


Obra mais importante dos últimos 40 anos em Niterói, a TransOceânica terá 9,3 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 80 mil pessoas por dia. Na primeira detonação do túnel pelo lado de Charitas, o prefeito anunciou que as galerias do túnel terão os nomes do historiador e jornalista Luís Antônio Pimentel, que morreu ano passado, e do ex-prefeito João Sampaio, falecido em 2011.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ