Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Túnel da TransOceânica: quarta detonação em Charitas ocorreu hoje |
07/01/2016 - No começo da tarde de quinta-feira (07/01), a detonação de 205 quilos de explosivos na área do Preventório deu prosseguimento às obras do lado Charitas do túnel que ligará a zona sul da cidade à Região Oceânica, dentro do projeto da TransOceãnica. Foi a quarta detonação no bairro, a primeira de 2016. Para realizar a operação, a Prefeitura de Niterói montou um esquema especial de segurança. Desde as 13h, equipes da Defesa Civil e das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Assistência Social já se encontravam no local para orientar a retirada dos moradores da comunidade do Preventório, que já estavam previamente avisados de que deveriam deixar suas residências por questões de segurança.
Os moradores do Preventório foram retirados de suas casas e orientados pela Defesa Civil a se transferirem para locais seguros. O Corpo de Bombeiros disponibilizou as instalações do quartel de Charitas para acomodar os moradores com lanche e atividades infantis durante o perÃodo em que as equipes técnicas e de engenharia realizavam a detonação.
Alguns moradores resistiram a sair de casa, fazendo com que a guarda municipal e o Samu interviessem para ajudar na retirada de dois bebês recém-nascidos. O major Walace, da Defesa Civil, pediu pessoalmente a colaboração das pessoas, por uma questão de segurança.
A NitTrans atuou na orientação do trânsito nas ruas próximas, contando com o apoio da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal. Agentes da Secretaria de Saúde, ambulâncias da Samu e do Corpo de Bombeiros ficaram de prontidão para qualquer eventualidade.
No inÃcio da tarde, os engenheiros trabalharam na colocação subtrrânea dos explosivos. Ao todo, foram utilizados 205 quilos de explosivos. Foi instalada uma manta de proteção para que não ocorresse escapamento, e ninguém se ferisse. Tudo aconteceu dentro da normalidade, sem imprevistos.
Às 14h, a Defesa Civil acionou o primeiro alarme para que os moradores que ainda estivessem em casa tivessem tempo de sair. Às 14h15, outra sirene foi acionada e, às 14h40, a detonação ocorreu dentro do previsto.
Após a explosão, que durou poucos segundos, a equipe de segurança fez uma nova varredura para identificar possÃveis riscos e constatou que tudo estava dentro da normalidade. Foi tocada a quarta sirene e, aos poucos, os moradores iniciaram o caminho de volta para suas casas.
A próxima detonação em Charitas acontecerá dia 13 de janeiro. A partir daÃ, a previsão é de que elas passem a ser diárias, sempre à s 14h30. No lado do Cafubá, as escavações do túnel chegaram, atualmente, a 700 metros de extensão (350 metros em cada um das duas galerias). Lá as implosões voltaram a ocorrer em 4 de janeiro último, diariamente, três vezes ao dia.
Obra mais importante dos últimos 40 anos em Niterói, a TransOceânica terá 9,3 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 80 mil pessoas por dia. Na primeira detonação do túnel pelo lado de Charitas, o prefeito anunciou que as galerias do túnel terão os nomes do historiador e jornalista LuÃs Antônio Pimentel, que morreu este ano, e do ex-prefeito João Sampaio, falecido em 2011.
|