Mutirão educativo contra o mosquito Aedes aegypti |
|
|
|
Ação ocorre paralelamente à campanha de combate ao mosquito na cidade
29/01/2016 - O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai realizar atividades educativas complementares de combate ao Aedes aegypti no período pré-carnaval, em Niterói. As ações acontecem de 01 a 04 de fevereiro, visando às pessoas que viajam e deixam suas casas fechadas na data festiva. O objetivo é mobilizar a população de Niterói na adoção de medidas preventivas do mosquito e evitar a circulação do vírus entre municípios e Estado.
A equipe será formada por 17 agentes do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), dividida em duas áreas de atuação. Um grupo ficará no terminal João Goulart distribuindo matérias educativos, já os outros profissionais estarão em um estande de divulgação que vai ser montado no terminal Rodoviário Roberto Silveira.
"Não Crie Mosquito em Casa"
A campanha “Não Crie Mosquito Em Casa” é feita pela secretaria de Saúde em parceria com outras pastas. As duas principais ferramentas são uma parceria com a Fiocruz, que terá Niterói como o foco de uma pesquisa que usa mosquitos infectados por uma bactéria que atua como uma vacina contra o Aedes, e o aplicativo “Sem Dengue”. Através do app, a população pode tirar fotos de possíveis criadouros do mosquito.
A campanha tem, ainda, a distribuição de panfletos, cartazes, divulgação nas mídias sociais, uma página especial no Portal da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br/contradengue) e mutirões intersetoriais que acontecem aos finais de semana em diferentes locais da cidade.
Além do foco na eliminação dos criadouros, a iniciativa informa a população sobre os sintomas das doenças. Em Niterói, as pessoas também podem denunciar possíveis focos de Aedes pelo Disque Dengue (2621-0100). |