logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de Niterói PDF Imprimir E-mail

 

06/02/2016 - A Prefeitura de Niterói esclarece que não procede reportagem de suplemento informativo semanal sobre ações relacionadas contra a dengue. Niterói é a única cidade da Região Metropolitana  que não registrou na sua rede municipal de hospitais, nos últimos três anos, sequer um óbito em consequência da dengue.
A prefeitura conta atualmente com cerca de 2 mil profissionais atuando em ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Além dos agentes de endemias, que visitam as casas periodicamente, profissionais do Programa Médico de Família atuam em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses nas suas áreas de cobertura, totalizando 100% do município.
As unidades locais de saúde fazem ações conjuntas nos bairros com maiores índices de infestação. Para isso, contam com a parceria da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), da Defesa Civil, da Secretaria de Ordem Pública, entre outros órgãos municipais.
A estratégia e efetividade das ações da administração municipal no combate e prevenção ao mosquito em Niterói vêm se mostrando muito bem-sucedidas. Comparando os resultados de Niterói com os do Estado do Rio e do País em 2015, o crescimento da dengue foi de 177% no Brasil, 580% no Estado, enquanto em Niterói este crescimento foi de apenas 11%. Esse resultado é reflexo do trabalho intenso realizado pelo município durante todo o ano e intensificado no verão, com a participação de outros setores do poder público.
A gestão municipal esclarece que não há falta de inseticida no município. No entanto, o uso do produto por meio do fumacê tem indicações precisas e obedece a protocolo criterioso, sendo usado como medida complementar no combate ao mosquito. Além disso, quando usado com frequência, pode causar resistência no mosquito. Portanto, o uso só é feito dentro de critérios de segurança.  O município trabalha com carro fumacê e outros equipamentos necessários que estão disponíveis quando indicados.
Em janeiro, a prefeitura lançou a campanha “Não Crie Mosquito em Casa”, uma ação que envolve várias secretarias e órgão municipais. A principal ferramenta é o aplicativo gratuito Sem Dengue, que permite tirar fotos de possíveis criadouros do mosquito e enviar a imagem para que fiscais da Secretaria Municipal de Saúde vistoriem o local. Até o momento, foram feitas via o apicativo 120 denúncias, com 38 casos em atendimento e 31 resolvidos.

A campanha tem, ainda, a distribuição de panfletos, cartazes, divulgação nas mídias sociais e uma página especial no Portal da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br/contradengue).

O Disque Dengue é outro canal disponível para a população denunciar possíveis focos e tirar dúvidas.  O horário de atendimento da central é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e de 13 às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 13h. O município também atende denúncias  pelo Facebook e por e-mail institucional ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ).
 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ