logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Sossego vence Série B do Carnaval carioca e retorna à Sapucaí após quatro anos PDF Imprimir E-mail

sossego
11/02/20
16 - Com o enredo “O Circo do Menino Passarinho”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, homenageando o centenário do poeta Manoel de Barros, a Acadêmicos do Sossego sagrou-se campeã da Série B do Carnaval do Rio de Janeiro, desfilando na Estrada Intendente Magalhães, na última terça-feira (9). Com a vitória, a Azul e Branca de Pendotiba garantiu vaga no Grupo de Acesso (Série A). O resultado também possibilitou um novo recorde para o carnaval niteroiense: na próxima temporada, três escolas da cidade irão desfilar na Marquês de Sapucaí na mesma divisão lutando por um lugar no Grupo Especial– Sossego, Viradouro e Cubango.

 

Considerada a grande favorita da terceira divisão do carnaval carioca, a Sossego deixou para trás Tradição e Leão de Nova Iguaçu, respectivamente segunda e terceira colocadas, para levar o título inédito para casa, com 269,5 pontos acumulados.

“O azul aparece em dezenas de poemas de Manoel de Barros, assim como o branco das garças, um dos mais importantes símbolos da poética dele. O visual da escola seguiu essas sutilezas”, afirmou Gabriel Haddad. Sobre a opção pelo circo, os carnavalescos afirmaram que o mundo circense, lúdico e misterioso, muito fascinava o poeta, que escreveu, em "Poeminha em língua de brincar", de 2007.

“Aprendera no Circo, há idos, que a palavra tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria de rir. É como se o circo ensinasse que para fazer boa poesia é preciso brincar com as palavras, como é preciso brincar com as cores, os corpos e as formas quando fazemos carnaval. Ele mesmo escreveu que ‘brincava com as palavras como brincava de carnaval’, misturando pássaros e palhaços, pierrôs e animais selvagens, celebrando os saltos e as cambalhotas da vida, enfim”, defendeu Haddad.

Manoel Barros nasceu em 19 de dezembro de 1916.  O curioso olhar infantil sobre a natureza permeia a obra do autor desde os primeiros escritos, alcançando nos livros infantis, como “O fazedor de amanhecer” (2001) e “Cantigas por um passarinho à toa” (2003), expressões de rara beleza e sensibilidade. A comissão de frente da Sossego foi coreografada por André Lúcio; como mestre-sala e porta-bandeira, o casal Victor Hugo e Karina; e David do Pandeiro foi o intérprete oficial da escola.

O presidente da Neltur, José Haddad, falou sobre o orgulho dobrado de ver a Sossego ascender à Sapucaí. “Vivenciar esta vitória é também um orgulho para Niterói e o mundo do samba da cidade. Espero que a Sossego se mantenha assim e prossiga com novas conquistas”, destacou.

A Acadêmicos do Sossego foi fundada em 10 de novembro de 1969, em Pendotiba. No ano de 1978, assume as cores azul e branco e conquista o campeonato de Blocos de Niterói. Em 1984, conquistou o título do segundo grupo do carnaval niteroiense e, dois anos depois, venceu pela primeira vez a divisão principal.

Em 1995, com o fim dos desfiles em Niterói, atravessa a Baía e, no ano seguinte, estreia no Carnaval carioca com o enredo "E o cinema virou samba, tem pipoca no ar", que deu à escola o vice-campeonato do grupo "E".

Em 2009, a agremiação homenageou Niterói com o enredo “Sorria, você está numa cidade com muito sorriso, suor e Sossego”, conquistando o título da quarta divisão (chamada Grupo RJ-2), retornando à Passarela do Samba (o último desfile da Sossego na Marquês de Sapucaí  foi em 2011).

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ