22/02/2016 - A exemplo dos antigos navegadores do século XVIII, as embarcações que participaram do Carnamar de Niterói passaram defronte à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem para pedir a bênção pelo sucesso do evento. Foi o encerramento do carnaval da cidade, considerado o segundo melhor do estado, logo após o da capital. Durante o Carnamar 2016, que contou com cerca de 600 pessoas na Barca-Mãe, uma das que até o advento da Ponte Rio-Niterói faziam o transporte de veículos entre as duas cidades, foi opinião unânime entre foliões presentes e representantes de escolas de samba que o carnaval 2016 foi o melhor das últimas décadas.
Mais de cem barcos acompanharam o cortejo, principalmente após a parada estratégica próxima ao Iate Clube Jurujuba. Integrantes de vários clubes náuticos e de embarcações de todos os tamanhos entraram no clima da despedida da folia de Momo.
Ao som do grupo Bicho Solto e da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Sossego, além de DJs que incorporaram axé music à festa no convés, a animação contagiou a todos. Do cortejo, o "barco dos piratas" foi considerado o mais bem decorado, e o Tilico, o melhor em animação. O primeiro receberá R$ 3,5 mil de prêmio, e o segundo, R$ 1,5 mil, em cerimônia na sede da Neltur na próxima terça-feira.
A corte de Momo saudou todos os visitantes e encerrou oficialmente o carnaval de 2016 com o ritual de passagem da faixa de Musa do Carnaval: Raíssa Machado, rainha de bateria da Viradouro, entregou a faixa para Camila Machado, rainha de bateria da Acadêmicos do Sossego, a escola campeã do Grupo B do carnaval carioca. As duas escolas estarão no carnaval da Marquês de Sapucaí em 2017, junto com a Acadêmicos do Cubango
O presidente da Neltur, José Mauro Haddad, agradeceu a todos os foliões presentes e a participação de agremiações como Folia da Viradouro, campeão do carnaval da Rua da Conceição este ano, além da Combinados do Amor e de integrantes do Bloco do Peixe, um dos mais tradicionais da cidade.
“Inegavelmente, o prefeito realizou o melhor carnaval dos últimos tempos na cidade. Estamos muito felizes de proporcionar isso, pois o niteroiense traz em sua alma o folião. O niteroiense gosta de carnaval, e os blocos, agremiações e bairros esperavam isso do poder público. E isso foi realizado. E o fecho foi de ouro: repetir o gesto de antigos navegantes e pedir a bênção à Nossa Senhora da Boa Viagem, no belo templo que lhe é dedicado no litoral de Niterói”, disse José Haddad presidente da Neltur.
O Rei Momo 2016, Thiago Gomes, encerrou o seu reinado prometendo se candidatar novamente no próximo ano e elogiando o carnaval da cidade.
“Adoro carnaval e, este ano, a cidade se superou. Temos muito que agradecer por todo o apoio que foi dado pela prefeitura para a realização do carnaval, que, com o Carnamar, teve o melhor dos epílogos. Ano que vem, estarei de volta para concorrer, mas fico feliz porque minha missão foi cumprida “, disse Thiago. Turistas prestigiam Igreja da Boa Viagem no segundo dia de abertura.
Da embarcação-mãe do Carnamar 2016, foi possível admirar os numerosos turistas que, do mirante da Ilha da Boa Viagem, aproveitaram o primeiro domingo após o encerramento do horário de verão para fotografar tanto a folia no mar como a paisagem da Baía de Guanabara e da cidade. Após 20 anos fechado para visitação regular , local voltou ontem a reintegrar o leque de atrações turística da cidade. E a ilha, depois das intervenções e manutenções realizadas pela prefeitura de Niterói, incluindo a revitalização da ponte que a une ao continente, deu prova de que não podia ter passado tanto tempo longe do público.
|