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BHLS da TransOceânica: pavimentação do trecho 8 é concluÃda, e pista será aberta ao tráfego nesta quinta |
População terá trânsito liberado do Engenho do Mato até a Padaria Versailles, no sentido Centro da Francisco da Cruz Nunes  08/03/2016 - Em visita na manhã desta terça-feira (8/3) as obras do Corredor BHLS da TransOceânica, no Engenho do Mato, na Região Oceânica, o prefeito de Niterói anunciou que a pavimentação do trecho 8 (que vai do Engenho do Mato até próximo da Padaria Versailles) estará concluÃda até esta quarta-feira e a pista (sentido Centro) da Estrada Francisco da Cruz Nunes estará liberada ao tráfego na quinta.   No local, além da pavimentação, foram feitas calçada, ciclovia e drenagem. Com a faixa sendo liberada, as obras serão direcionadas agora para a construção da pista do BHLS, com previsão de um mês para estar pronta. O prefeito informou ainda que o Túnel Charitas-Cafubá já atingiu1.350 metros de perfuração (somando as duas galerias). O chefe do Executivo municipal disse ainda que, na quinta-feira da outra semana (dia 16/3), será liberado o tráfego em um terço do trecho 5, entre o DPO do Cafubá e o Hortifrutti, que está sendo pavimentado. Todo o trecho 5 vai do DPO até o Shopping Multicenter. Outra frente de obras em andamento é o trecho 1 no Preventório, em Charitas, onde será construÃda uma das estações do BHLS. O prefeito destacou o ritmo em que as obras estão sendo tocadas. "Estamos avançando significativamente. O cronograma da obra segue sendo cumprido com serenidade. Sabemos que obras complexas demoram muitos anos, mas nós estamos conseguindo atingir nossos objetivos em pouco tempo", declarou. A obra Orçada em R$ 310 milhões, a TransOceânica terá, ao todo, 9,3 quilômetros de extensão, incluindo o túnel, que não terá cobrança de pedágio. Cerca de 80 mil pessoas em 11 bairros serão beneficiadas. Haverá ciclovias em todo o trajeto e um novo sistema de transporte coletivo, o chamado BHLS (Bus High Level System - Sistema de Ônibus de Alto NÃvel), com faixas de rolamento exclusivas, estações modernas, menor emissão de gases do efeito estufa e cobrança da passagem fora do ônibus. |