logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
TransOceânica: primeira parte do trecho 1 ficará pronta no dia 16 e será liberada ao trânsito PDF Imprimir E-mail

Prefeito informa que, no dia 9, túnel chegará a 2.000 metros perfurados

 

03/05/2016 - Em visita na manhã desta terça-feira (3/5) as obras da futura estação de Charitas do BHLS da TransOceânica, o prefeito de Niterói anunciou que, no próximo dia 16, a primeira parte do trecho 1 (que vai do túnel até o Hospital-Maternidade) do lado direito (sentido Jurujuba) estará pronta e será liberada ao trânsito. Estão sendo feitos calçada, asfalto e pista de concreto do BHLS. Na mesma data, segundo ele, será iniciado o trabalho no lado esquerdo da estação, com previsão de término para agosto.

O chefe do Executivo municipal informou também que, na primeira quinzena de junho, estará concluído o trecho 4, que vai do DPO até a rótula do Cafubá. A ação coincidirá também com o término das obras de infraestrutura de drenagem e pavimentação no bairro.

O prefeito citou ainda que, no próximo dia 9, o túnel Charitas-Cafubá vai chegar a 2.000 metros de perfuração somando as duas galerias. Afirmou que em junho será possível atravessar a pé todo o túnel e que, em dezembro, a obra estará concluída, com sistema de refrigeração, sinalização e pavimentação.
"A TransOceânica é o mais importante projeto de infraestrutura e mobilidade urbana da História de Niterói. Ela se integra a outras ações da atual administração no sentido de melhorar a qualidade urbana e a qualidade de vida dos niteroienses.  Nós desejamos incentivar e melhorar a performance do transporte público e desincentivar o transporte individual. Em um cidade moderna e desenvolvida, o transporte público tem que ter qualidade, eficiência e conforto. É preciso ter coragem, ousadia e competência para fazer uma obra dessa envergadura sem tantos transtornos, e isso está acontecendo não pelo acaso, mas porque fazemos ações com planejamento e porque organizamos as contas da Prefeitura com um novo modelo de gestão", disse.
O prefeito destacou que a obra da TransOceânica conta hoje com mais de 1.000 trabalhadores, e a orientação dada foi para que as empresas contratassem mão de obra de dentro da própria cidade.
A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, deu detalhes de como vai funcionar o sistema de transporte BHLS.
"Os ônibus vão circular em pistas exclusivas em uma estação intermodal, que vai acomodar até oito coletivos, quatro de cada lado. Esse sistema vai reduzir o tempo de viagem, que era de 1h, 1h15, para 25 minutos. Os ônibus terão regularidade, a frequência será de cinco minutos. Isso vai gerar bastante qualidade para o morador, fluidez, rapidez, sem contar a intermodalidade entre o ônibus e a barca. Vamos integrar duas regiões da cidade e criar uma qualidade urbanística com uma estação de qualidade e beleza", declarou.
O vereador Gallo elogiou a Prefeitura de Niterói pelo trabalho:
"A obra saiu do papel, sempre falavam deste túnel e hoje é realidade. Foi preciso o atual governo assumir e fazer planejamento. Vamos proporcionar ao cidadão, morador da Região Oceânica, um transporte público de qualidade, fazer com que as pessoas deixem o carro em casa para ir ao Rio de Janeiro. Não é qualquer prefeitura que, neste momento de crise no país, consegue fazer uma obra como essa", afirmou.
O presidente da Associação de Moradores do Preventório, Rafael Sales, disse que esperava há muito tempo por esta obra.
"Tenho 36 anos de Preventório, quando cheguei aqui, ouvir falar no túnel e o prefeito, em três anos de mandato, está fazendo o túnel, assim como construiu várias escolas, creches. Esta obra está trazendo muitos benefícios para a comunidade e, depois de pronta, vai valorizar o local", opinou.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ