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Prefeitura Móvel (4º dia): Centro de Atendimento ao Cidadão no Fonseca é inaugurado |
19/05/2016- No tarde do quarto dia (19/5) do projeto Prefeitura Móvel no Fonseca, o prefeito de Niterói inaugurou o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) no Horto. No local, os cidadãos poderão solicitar serviços, tirar segunda via de documentos, IPTU, ISS, certidões do Urbanismo, bem como recorrer de multas aplicadas injustamente. É o segundo CAC a ser implantado pela administração municipal, o primeiro foi inaugurado há três meses na Região Oceânica. O chefe do Executivo municipal destacou a importância do CAC para a população. "O CAC aproxima os serviços públicos do cidadão. Estamos proporcionando à população serviços públicos mais qualificados. Isso só foi possível graças ao investimento que fizemos na modernização da administração pública, a aquisição de equipamentos e investimentos em softwares, cabeamento de fibra ótica em toda a cidade e a implantação do sistema E-cidades, que permitiu integrar todas as informações da Prefeitura em uma única plataforma tecnológica como também a transparência da gestão. O Fonseca é um bairro muito importante para Niterói e esse serviço vai melhorar a qualidade urbana e de vida do bairro porque o morador vai estar mais próximo do governo para fazer suas solicitações e reivindicações", explicou. O secretário de Fazenda, César Barbiero, afirmou que a descentralização dos serviços facilita a vida dos cidadãos. "Só no ano passado, o balanço da Fazenda concentrou 180 mil serviços ao longo do ano, um fluxo enorme. Com esse serviço aqui no Fonseca, estamos dando comodidade ao cidadão que pode acessar serviços e resolver sua situação fiscal muito próximo de sua residência ou de seu local de trabalho. Isso reduz o tempo de espera nas filas. Achamos melhor dividir a prestação dos serviços pela cidade, principalmente em locais mais distantes, como a Região Oceânica. Conseguimos horizontalizar em vários centros, o grau de satisfação com certeza vai aumentar", declarou. A secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, disse que o CAC é o resultado de anos de trabalho e parceria. "Estamos aproximando o cidadão do governo e isso é o resultado de anos de trabalho, de migração e consolidação de sistemas, que só foi possível graças à parceria da Prefeitura e do BNDES, através do PMAT, em que conseguimos viabilizar os recursos para a modernização", afirmou. Além de inaugurar o CAC, o prefeito também visitou pela manhã uma obra social da Sociedade Beneficente Sagrada Família na Rua Tenente Osório. O espaço abriga uma creche comunitária que atende 150 crianças de 2 a 6 anos, um grupo de convivência com 50 idosos e um projeto que dá aulas de informática gratuitas para a comunidade. A presidente da entidade, Irmã Irenita de Medeiros, relembrou que Rodrigo Neves foi coroinha e deu aulas de catequese para crianças e adolescentes no local. "Estou feliz de estar voltando a esta casa que sempre me acolheu. Temos um compromisso muito importante com a Educação. Esse é o nosso legado, não é à toa que 27% do nosso orçamento são para essa área. Através da expansão do Programa Mais Infância, estamos batendo recordes de abertura de novas escolas em locais que eram vazios pedagógicos, mesmo em um contexto de crise. Ampliamos a rede de educação infantil sem abrir mão de parcerias importantes, como esta”, destacou o chefe do Executivo municipal. O prefeito esteve ainda na Escola Dom José Pereira Alves, que conta com 183 alunos de Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e também tem programa de aceleração. Visitou o Médico de Família da Vila Ipiranga e o Núcleo Avançado de Educação Infantil (NAEI) da comunidade, que atende 155 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. O prefeito foi também à Escola Municipal Jacinta Medela, que atende 202 alunos de 6 a 12 anos. Outro compromisso do prefeito no 4º dia do Prefeitura Móvel foi uma visita ao Morro do Pimba, onde conversou com moradores e lideranças comunitárias. |