Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Exposição celebra os 15 anos do Programa Aprendiz |
Promovida Pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que também cuida da gestão do Aprendiz, a exposição fotográfica reúne histórias e momentos marcantes da trajetória de 15 anos do Programa. Sob curadoria de Alline Ourique, que também é autora da maioria das fotos, o foco da mostra é o caráter transformador característico do programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.
Na exposição, o público poderá apreciar imagens de atividades como a musicalização nas escolas, os concertos e apresentações realizados em teatros, praças e outros espaços, registros dos intercâmbios culturais com Noruega e Alemanha, e também sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Esse núcleo inclui a Orquestra Sinfônica Aprendiz, a Orquestra Guerra-Peixe e a Banda Sinfônica Aprendiz, explorando seus principais aspectos e integrantes. Dois destaques interessantes são a seção ‘Personagens’, que traz a história de seis ex-alunos do Programa, contrastando fotos deles pequenos e dos dias de hoje, e a Linha do Tempo, que apresenta os acontecimentos mais marcantes nesses 15 anos de música.
No evento de abertura, Câmaras Instrumentais Aprendiz, formadas por seis personagens (ex-alunos) destacados na exposição, vão se apresentar para o público, tanto no formato 'sexteto', quanto em outras formações como duos e trios. O grupo contará com Alexandre Azevedo (Violino), Diogo Moura (Cello), Renato Reis (Clarineta), Roberta Oliveira (Canto), Samuel Hamilton (Cello) e Tímoteo de Oliveira Pereira (Flauta). Os músicos serão acompanhados pelo pianista Eduardo Louro. O repertório inclui clássicos e grandes nomes da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos, em temas como “Gaúcho” (Chiquinha Gonzaga), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Cisne Negro” (H. Villa-Lobos), “João e Maria” (Chico Buarque), “Ave Maria” (J.S. Bach) e “Carinhoso” (Pixinguinha).
O Programa... Criado na cidade de Niterói/RJ em 2001, o Programa de educação musical surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e a Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente. O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2007, a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA) em 2011, e a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) em 2014. Ao longo de 15 anos de trabalho, estima-se que mais de 20 mil crianças e adolescentes já tenham passado pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país. |