logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Nova operação conjunta para identificar população de rua PDF Imprimir E-mail

09/06/2016 - Pela segunda semana seguida, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói realizou uma ação conjunta envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Conselho Tutelar, agentes da 76ª DP, Polícia Militar e Companhia de Limpeza de Niterói. O objetivo da medida realizada na noite desta quarta-feira (8) foi abordar e identificar pessoas em situação de rua no Centro de Niterói.

Ao todo 43 pessoas foram conduzidas para delegacia, para identificação. Três pessoas foram presas, sendo dois por estar com mandado de prisão por homicídio e outro por evasão.O Secretário de Ordem Pública de Niterói, Coronel Gilson Chagas, participou da ação desta quarta-feira e elogiou o trabalho realizado em conjunto. Ele diz que esse tipo de operação irá continuar.

“O trabalho em conjunto envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Clin é muito importante para cidade. Nosso objetivo é fazer a identificação dos moradores de rua, bem como tentar identificar criminosos. Com isso, queremos ajudar a diminuir o índice de criminalidade na cidade. Essas ações vão continuar”, disse o secretário.

O delegado da 76ª DP (Centro), doutor Gláucio Paz, disse que a operação conjunta, que será realizada pelo menos uma vez por semana, tem como um dos objetivos diminuir o índice de criminalidade no Centro.

“A gente já vinha identificando a prática de pequenos delitos por parte da população de rua e, por isso, decidimos montar essa operação. Nessa operação conseguimos prender três foragidos. Na semana passada, dois que haviam sido encaminhados para abrigo acabaram presos em flagrante por roubo, um dia após a ação. Queremos avaliar, após um mês, o quanto essas operações impactaram no índice de delitos no Centro”, comentou.

Durante a ação conjunta, os agentes públicos percorreram diversos pontos do Centro da Cidade, como Rua São João, Avenida Feliciano Sodré, Rua Marechal Deodoro , Avenida Visconde do Rio Branco, Terminal Rodoviário, Rua da Conceição, Avenida Ernani Amaral Peixoto, entre outras.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Angélica Hullen, onze pessoas foram atendidas no Centro Especializado para População de Rua (Crepop), também no Centro, onde tiveram a oportunidade de receber uma série de serviços assistenciais, sendo que dois deles pernoitaram e um precisou de atendimento de saúde.“Os familiares de algumas pessoas em situação de rua vieram buscar os parentes da delegacia. Hoje, mais de 80% da população em situação de rua que estão na cidade não são do município de Niterói”, afirmou a subsecretária.  Funcionários da Clin retiraram das ruas diversos pertences dos moradores de rua, como colchões, carrinhos de supermercado e outros materiais que eles colocavam sobre as calçadas e atrapalhavam o caminho dos pedestres.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ