logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
IMMuB comemora 10 anos e celebra Centenário do Samba no Municipal de Niterói PDF Imprimir E-mail


09/08/2016 - 
O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), referência em pesquisa, preservação e promoção da música nacional, está completando 10 anos em 2016 e para comemorar vai promover duas grandes noites em celebração ao “Centenário do Samba em Niterói”, nos dias 26 e 27 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói. No dia 26, estreia do evento, haverá um bate papo musical com os pesquisadores João Carino e Carlos Didier, com participações especiais da cantora e atriz Soraya Ravenle, do percussionista Oscar Bolão e do grupo Rio Trio. Entre as histórias contadas, o público vai conferir clássicos do samba que marcaram e marcam época. Já no dia 27, sábado, a comemoração fica por conta de um time de primeira de músicos consagrados, todos representantes do samba da cidade, como Monica Mac, Alessandro Cardozo, Fred Tavares, Marcus Lima, Alexandre Nunes (Marmita), o grupo Rio Trio, além dos percursionistas Oscar Bolão, Marcos Tadeu e Gabriel Leite.

 

Em 2016, o samba está comemorando 100 anos. O marco fundamental de nascimento do gênero se deu em 1916, com a gravação e registro de autoria de ''Pelo telefone'', de Donga e Mauro de Almeida, o primeiro samba lançado em disco. A partir de então, o ritmo se consolidou como um dos principais traços identitários da cultura brasileira.

Ao completar 10 anos também este ano (2016), o IMMuB vai promover a celebração do primeiro século do samba na cidade de Niterói, ao reunir pesquisadores e artistas do gênero.

 

IMMuB - O Instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos com sede em Niterói-RJ, que tem como objetivo documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.

O entidade já mapeou e catalogou mais de 81 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 500 mil fonogramas, reunindo cerca de 90 mil compositores e intérpretes. O trabalho abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes.

A catalogação atual é fruto de 25 anos de pesquisa e conta com cerca de 30mil LPs, 32mil discos 78 RPMs, 12mil CDs, 7mil compactos, mais de 50 mil músicas para ouvir e mais de 15mil capas, contracapas e encartes para consultar. Trata-se de uma metodologia prática e afinada com as novas tendências do século XXI, que torna disponível ao mundo o mais completo acervo digital da discografia brasileira.

 

SINOPSE

Dia 26/08 - Bate-Papo Musical com Soraya Ravenle, Oscar Bolão, Rio Trio e os pesquisadores da MPB - João Carino e Carlos Didier. Os músicos apresentam clássicos do samba entre as historias contadas.

Dia 27/08 – Grande show de Samba com músicos consagrados de Niterói: Alessandro Cardozo, Fred Tavares, Marcus Lima, Marmita, Monica Mac, Oscar Bolão e Rio Trio.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ