logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Alunos da Guarda Municipal fazem exercício de conclusão de curso PDF Imprimir E-mail

curso

27/09/2016- Com objetivo de testar na prática os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Formação Profissional, 57 guardas civis municipais participaram nesta terça-feira, no Horto do Fonseca, de um exercício de conclusão de curso. Todos os agentes simularam situações de trânsito, meio ambiente, ações táticas, patrulha escolar e apoio ao serviço social.

 


O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, acredita que um exercício simulado é importante para que a Guarda Civil Municipal esteja sempre preparada.


“Isso que acontece aqui, hoje, é qualificação. São situações como essas, que acontecem no dia a dia dos servidores, que demonstram a necessidade de estarmos sempre buscando aprimoramento. Trabalhamos com as melhores técnicas de ensino para qualificar nosso pessoal, pois, afinal de contas, não se formam profissionais com improviso”, comentou.


O inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Paulo Brito, destacou que as simulações  são importantes para que a instituição avalie seus pontos fracos e fortes.


“O exercício serviu para nós avaliarmos os alunos, mas também para eles entenderem como funciona cada coordenadoria. Nosso objetivo é fazer o mesmo procedimento nas novas turmas que venham a surgir e também como processo de reciclagem”, disse.

Na simulação da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA), os novos guardas tinham que conter um rescaldo de foco de incêndio em área de matas, combinado com resgate de uma guarda desmaiada por conta da inalação de fumaça.


Para o treinamento da Coordenadoria de Trânsito, foi preciso muita atenção, pois, além de simularem uma colisão com vítima, também houve discussão entre os motoristas. Dessa forma, os guardas tinham de pedir apoio ao SAMU e não deixar que a discussão tomasse maiores proporções.


A Coordenadoria de Apoio ao Serviço Social (CASS) desenvolveu um exercício de abordagem a pessoas em situação de rua consumindo bebidas alcoólicas em praça pública.


Para o exercício voltado ao trabalho da Coordenadoria de Ações Táticas (CAT), foi preciso planejamento, pois os novos agentes da guarda civil municipal tinham de realizar a abordagem de dois suspeitos portando arma.

No treinamento da Patrulha Escolar, que costuma ser um trabalho bastante delicado, pois os envolvidos são geralmente estudantes menores de idade, os guardas tinham de mediar um conflito envolvendo um aluno que estava usando drogas dentro da escola.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ