Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Novo esquema de patrulhamento preventivo tem seu primeiro dia nas ruas de Niterói |
Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa estão com agentes a pé e de bicicletas em patrulhamento. 10/10/2016 - Teve início na manhã desta segunda-feira (10/10) a ação integrada de patrulhamento preventivo envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil nos bairros de Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa. Mais de 70 servidores públicos, 50 guardas municipais e cerca de 20 policiais militares, patrulham a pé e de bicicletas as ruas dos bairros. Até o fim da tarde, não houve prisões ou detenções neste primeiro dia.
A ação, que ocorre de segunda a domingo, das 7h às 19h, por tempo indeterminado, visa coibir roubos e furtos na região. Casos registrados na 77ª DP, de Icaraí, dão conta que a maioria das vítimas dos delitos é de adolescentes no horário de saída dos colégios, por isso haverá atenção redobrada nesses setores.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, a população também pode apoiar as ações integradas. “É muito importante que seja utilizado o número de emergência 153, pois dentro do Centro Integrado de Segurança temos representantes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Nittrans. Quando o cidadão denuncia uma ocorrência, imediatamente o órgão competente é acionado. Esse plano iniciado hoje é a segunda fase da integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. A primeira foi a instalação das cabines compartilhadas, que já estão em plena operação. Além disso, também contamos com o apoio da Polícia Civil, que agilizará os registrosÂÂ de eventuais ocorrências na 77ª DP, liberando o efetivo a voltar para as ruas”, disse Gilson Chagas.
O coronel Fernando Salema, comandante do 12º BPM, também falou sobre a dinâmica e objetivo da ação.ÂÂ “A área foi mapeada de acordo com a mancha criminal. Com a integração, não alteramos o efetivo de nenhuma outra área da cidade, apenas mudamos a forma de patrulhamento, que agora conta com o apoio da Guarda Municipal. Nosso objetivo é ter uma maior proximidade com a população e dispor nossos policiais em locais onde se concentra o maior índice de criminalidade”, disse Fernando Salema. Esse novo modelo de patrulhamento, segundo a Secretaria de Ordem Pública e o 12º BPM, é um piloto e, no futuro, servirá como modelo para implantação em outros bairros de Niterói. |