Licitações SMA
Licitação Saude
Licitações FeSaúde
SEPLAG – UGP/CAF
Licitações SMEL
Licitações Sexec
Licitações SASDH
Licitações EMUSA
SMO-UGP/BID
Chamamento Público
Conselhos SASDH
Contratos
Clin
Relatórios GVP
Licitações SMEL
Fundação Estatal de Saúde de Niterói tem nova diretora |
23/08/2019 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quinta-feira (22), a posse da diretora geral da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) de Niterói, Anamaria Carvalho Schneider. A Fundação foi aprovada pela Lei 3.133, de abril de 2015, pelo poder Legislativo Municipal. O objetivo é viabilizar a gestão de recursos humanos, sobretudo na atenção básica e na área da saúde mental.
“Este ano, vamos fazer o concurso público para a Fundação Municipal de Saúde e, também, para a Fundação Estatal. Com isso, entraremos 2020 com uma gestão de recursos humanos plenamente encaminhada e superada depois de mais de 30 anos de questionamentos de órgãos de controle interno e de órgãos de controle externo”, disse o prefeito. “Ana tem grande experiência em gestão pública e no terceiro setor. Acredito que não há um nome mais qualificado para este desafio, que é implementar uma Fundação Estatal de Saúde”, enfatizou.
Rodrigo Neves citou a ampliação dos investimentos na área de Saúde, que chegam a R$ 200 milhões, além de importantes conquistas como a reabertura do hospital infantil Getulinho, no Fonseca, a reforma e ampliação da Unidade Municipal de Urgência Doutor Mário Monteiro, na Região Oceânica, e o salto de 50% para 90% de cobertura do programa Médico de Família na cidade. O objetivo , tendo é alcançar 100% do público alvo coberto até 2020.
“Nós fizemos o dever de casa na gestão fiscal e ampliamos os investimentos na área da saúde. Assumimos o governo em um contexto muito adverso, tivemos que decretar situação de emergência na área da saúde, tal era a situação dramática com o Getulinho fechado, a policlínica do Largo da Batalha funcionando em um contêiner, as unidades do médico de família sendo fechadas, crise de abastecimento e uma epidemia de dengue. Nós superamos, reconstituímos essa rede e, apesar dos desafios que persistem, sobretudo em função da crise da saúde da Região Metropolitana, que aumentou muito a demanda na rede de saúde municipal, como é o caso do Getulinho e do Mário Monteiro, Niterói segue a passos firmes, com planejamento sólido para uma rede de saúde que garanta um atendimento satisfatório e a cobertura integral do programa médico de família”, ressaltou Neves.
“Recebi este convite e aceitei com muita alegria. Niterói é uma cidade que sempre foi um ícone, um expoente na saúde da família. É uma honra poder dar continuidade a esse trabalho muito bom que foi feito desde o início e que tem crescido, amadurecido, e precisa estar de acordo com as exigências jurídicas. Essa estrutura da FeSaúde visa a uma organização de estrutura administrativa dentro de novos parâmetros, que podem produzir maior flexibilidade e maior agilidade nos processos”, explicou Ana.
A diretora contou ainda que há um cronograma de ações de estruturações e normas a ser cumprido para o funcionamento da FeSaúde.
“Estamos fazendo os primeiros contatos e as aproximações. Vamos trabalhar com uma boa parte da equipe que já está na Fundação Municipal de Saúde, que poderá integrar a Fundação Estatal. Vamos ver os meios legais de fazer este remanejamento para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho. A realização do concurso público será um dos nossos desafios”, pontuou.
A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, destacou todo o apoio que está sendo dado para a implantação da FeSaúde e para a chegada da diretora.
“A criação da Fundação Estatal com a presença da Ana, que é uma enfermeira qualificada, que já teve vários cargos de gestão, com formação de mestrado e doutorado, vai nos dar uma tranquilidade para que nasça uma Fundação Estatal que possa fazer jus a todo o trabalho que tem sido feito no programa Médico de Família em Niterói, que é uma marca dessa cidade”, frisou Maria Célia.
Finalidade - A FeSaúde, instituída pelo Município, conforme autorização prevista na lei municipal nº 3.133, é uma fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública. Sua finalidade, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é desenvolver ações e serviços do cuidado em saúde, na atenção básica, de acordo com as diretrizes e políticas públicas de Saúde no Município, Estado e União. |