Licitações FeSaúde

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL

Prefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Caminho Niemeyer PDF Imprimir E-mail

cn_Rodrigo Neves - Assinatura do ProdeturA Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quinta-feira (11/4) o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, no centro.

Na ocasião, o prefeito da cidade assinou com o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, um protocolo de intenções para a implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Prodetur)

O CAT funcionará diariamente, das 10h às 17h, terá funcionários bilíngues e continuará promovendo visitas guiadas pelo Caminho. Fornecerá informações também sobre todos os pontos turísticos da cidade, além de possuir um Cyber Café com internet wi-fi para os turistas.

Além do CAT, o Caminho Niemeyer ganhou também em sua entrada um pórtico, um novo portão e uma guarita de segurança.
cn_Caminho Niemeyer - pórtico

O prefeito disse que a inauguração do CAT era tratada com absoluta prioridade em seu governo e é mais uma meta cumprida do plano dos cem primeiros dias da sua administração.

"Quando eu entrava no Caminho Niemeyer, eu achava uma vergonha. Um projeto como esse, que é um projeto do maior arquiteto, gênio da arquitetura mundial, o nosso querido Oscar Niemeyer. Na entrada havia uma porteira de madeira e uma choupana. Não tínhamos um centro de informações para que as pessoas conhecessem o Caminho Niemeyer", disse o prefeito.

O presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, afirmou esperar que, com a inauguração do CAT, o local deixe de ser o "Escondidinho Niemeyer".

Centro de Estudos Turísticos

Segundo o presidente da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), Paulo Freitas, o CAT contará ainda com um Centro de Estudos e Pesquisas Turísticas que vai realizar o monitoramento do turismo na cidade.

cn_Centro de Informações Turísticas"Turismólogos da Neltur estarão estudando constantemente o turismo na cidade monitorando a quantidade de visitantes no MAC (Museu de Arte Contemporânea), no Caminho Niemeyer, no Parque da Cidade, na Fortaleza de Santa Cruz, no Forte dos Picos. Com isso, teremos uma noção de quantas pessoas estão visitando Niterói, da onde são e poderemos saber onde teremos que trabalhar mais", declarou.

Prodetur

Assinado pelo prefeito da cidade e o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, o acordo do Prodetur prevê que o município receba recursos para serem aplicados em sinalização turística, na elaboração de um plano de marketing para o turismo, inventário turístico, capacitação de pessoal no trade turístico (hotelaria, restaurantes), construção de marinas públicas e também na elaboração e formatação de roteiros turísticos temáticos.

Durante a inauguração da CAT, a Prefeitura também fez o lançamento do Roteiro Orla Guanabara - Caminho Niemeyer e Complexo dos Fortes, um folheto que traz todas as informações sobre esses pontos turísticos (fotos, história e mapas de localização), incluindo também o MAC e a estação das barcas de Charitas.

cn_Rodrigo Neves na inauguração do CAT
O presidente da Neltur, Freitas explicou que os pontos turísticos de Niterói também serão divulgados na cidade do Rio de Janeiro.

"O turista fica em média quatro dias no Rio e a ideia é que ele passe mais um dia justamente com o pretexto de visitar Niterói", disse.

Para o dia 30 de abril, está prevista a inauguração do Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, que será um centro da literatura fluminense, com uma biblioteca virtual e um telecentro.

cn_inauguração do CAT

Prefeitura Municipal de Niterói